Governo anuncia R$ 30 bilhões em crédito para setores atingidos por tarifaço dos EUA
Pacote prioriza pequenas empresas e alimentos perecíveis; Haddad afirma que Brasil está sendo sancionado “por ser mais democrático”

O governo federal lançou nesta quarta-feira (13) o MP Brasil Soberano, pacote de medidas para apoiar empresas brasileiras afetadas pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos, sob o governo do presidente Donald Trump. O plano prevê R$ 30 bilhões em crédito extraordinário, fora do limite de gastos do arcabouço fiscal, a exemplo do modelo usado no ano passado para socorrer vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Durante o anúncio, no Palácio do Planalto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o Brasil está sendo alvo de uma retaliação política e econômica injustificável.
“O Brasil é um país que está sendo sancionado por ser mais democrático que o seu agressor. Não persegue adversários, imprensa, escritórios de advocacia, universidades ou imigrantes, e mesmo assim sofre uma retaliação injustificável”, afirmou o ministro.
“Vamos superar mais essa dificuldade, imposta de fora para dentro, mas infelizmente com apoio de alguns setores radicalizados da sociedade brasileira.”
Prioridade para pequenos negócios e alimentos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que a prioridade será atender pequenas empresas e produtores de alimentos perecíveis, como espinafre, frutas e mel, além de companhias de máquinas.
“As grandes empresas têm mais poder de resistência. Queremos garantir que ninguém ficará desamparado pela taxação do presidente Trump”, disse Lula, em entrevista ao Band News.
O pacote também prevê ações para preservar empregos e abrir mercados alternativos para exportadores afetados.
“Vamos cuidar dos trabalhadores dessas empresas e buscar novos mercados. Nosso lema é: ninguém larga a mão de ninguém”, completou o presidente.
O governo enviará a outros países a lista das empresas que exportavam para os Estados Unidos, buscando ampliar as oportunidades comerciais.
Em atualização.
📲 Receba as notícias direto no seu celular:
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes) - Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias) - Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores) - Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui: Clique aqui