Governo busca ampliar setores isentos de tarifas impostas pelos EUA
Vice-presidente afirma que prioridade é negociar, não retaliar, e que Lula anunciará pacote de apoio a empresas afetadas na próxima semana

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou neste sábado (9) que o governo federal trabalha para ampliar o número de setores brasileiros que ficarão fora das tarifas impostas pelos Estados Unidos na gestão do presidente Donald Trump.
A declaração foi feita em Guaratinguetá (SP), durante um evento. Alckmin reforçou que a prioridade do Brasil é o diálogo, e não a retaliação comercial.
“A prioridade não é retaliar, é resolver. Procurar ampliar o número de setores que sejam excluídos dessas tarifas, que entendemos extremamente injustas”, disse.
O vice-presidente confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciará, na próxima semana, um pacote de medidas para apoiar empresas exportadoras afetadas pela decisão norte-americana.
Segundo ele, a ajuda será voltada especialmente às empresas que mais exportam para os Estados Unidos e que foram diretamente prejudicadas.
Efeito do IPI zero
Alckmin também comemorou o aumento nas vendas de veículos após a decisão do governo federal, no mês passado, de zerar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos sustentáveis.
Segundo o vice-presidente, houve alta de 15,7% nas vendas após a medida.
“Isso significa indústria produzindo mais, crescimento da indústria automotiva, que tem uma cadeia produtiva longa, concessionárias vendendo mais. É um ciclo positivo. O IPI zero ajuda a população a comprar um carro com desconto, mais barato”, afirmou.
📲 Receba as notícias direto no seu celular:
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes)
Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias)
Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores)
Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui:
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui