Maria Victoria se compromete a analisar projetos do Parlamento Universitário
Deputada estadual destaca a importância da escuta qualificada, do protagonismo jovem e da participação feminina no Legislativo

A deputada estadual Maria Victoria (PP) afirmou, nesta quinta-feira (24), que irá analisar os 126 projetos de lei elaborados pelos participantes da 6ª Legislatura do Parlamento Universitário. A declaração foi feita durante uma conversa com os jovens parlamentares universitários e a ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
“Em respeito ao trabalho e à dedicação do Parlamento Universitário, me comprometo a analisar os 126 projetos de lei para aproveitar as boas ideias em prol de um Paraná melhor, mais forte e desenvolvido”, afirmou Maria Victoria.
“Espero que nós estejamos juntos na aprovação de algumas dessas leis que foram aqui sugeridas”, completou.
Organizado pela Escola do Legislativo, o Parlamento Universitário oferece a estudantes de instituições públicas e privadas a experiência de vivenciar o processo legislativo, com posse, eleição da mesa diretiva, tramitação de projetos e sessões plenárias simuladas. A atual edição reúne representantes de 25 instituições de ensino superior, com 54 deputados e deputadas universitários em atuação.
Juventude e escuta ativa
Maria Victoria destacou que o programa vai além da simulação: ele promove um exercício real de cidadania, escuta ativa e renovação política. Segundo a parlamentar, os jovens representam uma importante fonte de inovação e de conexão com as demandas atuais da sociedade.
“As boas ideias são sempre bem-vindas. Precisamos estar abertos e mais próximos da população para ouvir e entender as reais necessidades. O Parlamento Universitário é uma excelente ferramenta para isso”, pontuou.
Mulheres na política
Atual segunda-secretária da Mesa Executiva da Alep, Maria Victoria também celebrou o expressivo número de mulheres presentes na edição deste ano. Dos 54 jovens parlamentares, 20 são mulheres — uma bancada feminina relevante e representativa.
“As mulheres têm sensibilidade, inteligência emocional e podem contribuir muito com a política. Na Assembleia somos 10 deputadas — a maior bancada feminina da história — cada uma com sua pauta, mas unidas na defesa dos direitos das mulheres e nas causas da sociedade”, reforçou.
Experiência legislativa
A edição 2025 do Parlamento Universitário conta com mais de 130 participantes, entre parlamentares, suplentes, estudantes de comunicação e coordenadores. Ao todo, foram 1.260 inscritos, com representantes de 28 instituições de ensino, sendo que 26 enviaram estudantes para exercer o mandato simbólico.
As atividades seguem até esta sexta-feira (25), com debates, votações e análises de projetos em ambiente real de Plenário.
📲 Receba as notícias direto no seu celular:
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes)
Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias)
Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores)
Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui:
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui