Criança picada por escorpião morre após 33 paradas cardíaca

Um menino de 3 anos morreu após ser picado por um escorpião-amarelo escondido dentro de um tênis, no último domingo (13), em Cambará, no norte do Paraná. Bernardo Gomes de Oliveira teve 33 paradas cardíacas e faleceu na tarde de segunda-feira (15), no Hospital Universitário de Londrina, após ser transferido por helicóptero. A informação foi confirmada pela família.
Segundo relato dos pais à RPC, o acidente aconteceu quando a criança se preparava para sair com a família e calçou um dos pares de sapato que estavam secando na mureta da casa. O escorpião estava dentro de um dos tênis. Bernardo foi picado e correu gritando de dor. O animal foi encontrado mais tarde, já dentro da residência.
De acordo com o pai, Márcio Oliveira, o bairro onde vivem é novo e tem terrenos baldios. Ele relatou que já havia encontrado outros escorpiões no quintal da casa.
Demora e falta de soro
Após a picada, Bernardo foi levado ao Hospital Municipal de Cambará às 8h45. Lá, os médicos constataram a gravidade e solicitaram transferência para a Santa Casa de Jacarezinho, onde haveria o soro antiescorpiônico. No entanto, a ambulância equipada para a transferência só saiu às 10h17.
Na Santa Casa, conforme a mãe, Bianca Gomes, havia apenas cinco das seis ampolas necessárias do soro. Após receber a medicação disponível, Bernardo foi intubado e transferido de helicóptero ao Hospital Universitário de Londrina. A mãe chegou ao HU apenas às 17h e foi informada de que o menino já havia dado entrada havia meia hora.
O que dizem as autoridades
A Secretaria de Saúde de Cambará alegou que a ambulância utilizada atende outros municípios e estava em Jacarezinho no momento do chamado. O secretário também informou que, conforme a 19ª Regional de Saúde, apenas hospitais de referência recebem o soro antiescorpiônico.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) afirmou que o hospital municipal de Cambará e a Santa Casa de Jacarezinho não acionaram a 19ª Regional de Saúde, cuja sede fica a apenas 20 minutos de Cambará. A Sesa informou ainda que abriu um processo de investigação para apurar o ocorrido.
O Hospital Santa Casa de Jacarezinho foi procurado, mas não se manifestou até a publicação desta matéria.
📲 Receba as notícias direto no seu celular:
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes)
Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias)
Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores)
Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui:
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui