Publicidade

Polícia Penal reforça reintegração social no Paraná

AEN
Polícia Penal reforça reintegração social no Paraná Reintegração de custodiados.| Foto: Polícia Penal

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) vem ampliando as ações de reintegração social nas unidades prisionais do estado com iniciativas voltadas à educação, cidadania e fortalecimento dos vínculos afetivos. Em Cornélio Procópio, um casamento coletivo oficializou a união de 24 custodiados. Já em Laranjeiras do Sul, um projeto de leitura tem proporcionado a remição de pena e o desenvolvimento educacional de presos.

As ações integram a política institucional da PPPR de humanização do sistema prisional e redução da reincidência criminal, por meio da valorização da dignidade humana. Com apoio do Judiciário, de universidades, conselhos da comunidade e entidades públicas, a Polícia Penal fortalece práticas que preparam os custodiados para o retorno à vida em liberdade.

O casamento coletivo, realizado na Cadeia Pública de Cornélio Procópio, contou com a participação da Vara Criminal local, Defensoria Pública, Conselho da Comunidade e Prefeitura, por meio do CRAS. O policial penal Cristiano Ivano, da Regional de Londrina, ressaltou que a iniciativa reconhece os direitos civis dos custodiados. “O fortalecimento dos vínculos afetivos é essencial para a reinserção social”, afirmou.

A juíza Danielle Serigati Varasquim destacou o valor simbólico e humano da cerimônia. “É uma forma de restaurar a dignidade, mesmo em privação de liberdade”, disse.

Já em Laranjeiras do Sul, o projeto “Leitura e Produção Textual: Nova Vida com Remição” tem promovido a leitura de livros e a produção de resenhas avaliadas por docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A iniciativa segue as diretrizes da Lei de Execução Penal e do CNJ, e garante até quatro dias de remição de pena por obra lida e aprovada.

O coordenador da PPPR em Guarapuava, Marlon Picioni, vê no projeto um exemplo de transformação. “Educação e dignidade são caminhos reais para reduzir a criminalidade e promover a segurança pública com reintegração”, disse.

Só em julho, 116 resenhas foram entregues por 158 custodiados participantes. Além da remição, a ação também prepara os internos para exames como o Enem e o Encceja.

📲 Receba as notícias direto no seu celular:

💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes)
Clique aqui

💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias)
Clique aqui

📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores)
Clique aqui

📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui:
Clique aqui 





Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.