Ca Fé On celebra nova fase da cafeicultura paranaense em Maringá

Nos dias 2 e 3 de agosto, os barracões do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC) serão o cenário do maior encontro da cafeicultura paranaense. Cinquenta anos depois do fenômeno climático que dizimou a totalidade das lavouras do Estado, o espaço que testemunhou a grandiosidade da produção cafeeira no Brasil, tendo o Paraná à frente, vai reunir os representantes da cadeia produtiva empenhada em recolocar o café paranaense no topo da produção e da preferência nacional. “O Ca Fé On é um movimento de celebração do café do Paraná, um grande palco para a nova fase da cultura cafeeira no Estado”, diz Dani Cenerini, da Para Elos, organizadora do evento.
Os exemplos desta nova fase estão plantados em diferentes regiões. A Associação das Mulheres Cafeicultoras do Norte Pioneiro do Paraná (Amucafé) vende a produção de café especial para as mais importantes torrefadoras e cafeterias do Brasil, além de exportar para 12 países europeus. Juntas há mais de uma década, as produtoras plantam café e colhem sabor, qualidade e prêmios nacionais.
Cafeicultores de Mandaguari e região comemoram a conquista da Indicação Geográfica (IG) para o “Café de Mandaguari” concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Reconhecido com a Denominação de Origem (DO), o produto é a 137ª IG nacional e a 20ª do estado. Além de Mandaguari, a DO inclui os municípios de Apucarana, Arapongas, Cambira, Jandaia do Sul e Marialva. A Denominação de Origem Mandaguari é o 19º café brasileiro reconhecido como indicação geográfica. E o que este café tem de tão especial? Características sensoriais específicas que variam entre sabores cítricos, frutados, notas de chocolate e de frutas amarelas e vermelhas.
Em Cianorte, a área de plantio está aumentando graças ao Programa Municipal de Expansão e Qualificação da Cafeicultura, criado em 2022. Em três anos foram distribuídas 250 mil mudas a produtores que recebem assistência técnica durante todo o cultivo, apoio na elaboração de planos de crédito, oferta de horas-máquina e organização para a comercialização do produto. Uma vez por ano os produtores participam do Concurso Café Qualidade do Médio Noroeste. Os cinco premiados de 2025 terão os cafés leiloados durante o Ca Fé On.
A cafeicultura paranaense é composta exclusivamente pela espécie arábica, seguindo o padrão dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Em contraste, no Espírito Santo e na Bahia, cultiva-se tanto arábica quanto canephora. Já em Rondônia, devido às condições climáticas, predomina a espécie canephora, com destaque para as variedades robusta e conilon.
Segundo Romeu Gair, extensionista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), a chamada geada negra foi um divisor de águas para a produção cafeeira no estado. “Muitos cafeicultores deixaram o Paraná e passaram a atuar em outros estados. Os que permaneceram no cultivo aqui evoluíram significativamente e hoje perseguem os pilares que a cafeicultura paranaense precisa consolidar: aumento da produtividade, redução de custos e busca constante pela qualidade.”
Experiências para todos os públicos
Durante o Ca Fé On, as portas do IBC estarão abertas das 9h às 18h. A entrada é solidária - 1 quilo de alimento – e as doações serão entregues ao Programa de Apoio Social e Mobilização Voluntária de Maringá (Pra Somar). A agenda está repleta de atividades que contemplam a história, a técnica, a arte e a inovação do café. Além da exposição Imigrantes do Café, do Museu do Café de Santos/SP, outra novidade desta edição é o Laboratório de Experiências Shopping Catuaí, que receberá, entre as muitas oficinas, harmonizações de café com doces brasileiros, workshop de torra e coquetelaria. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na hora.
O Ca Fé On Edição Ouro Verde – Desafios e Oportunidades é uma realização da Para Elos e Thegreat!, com apoio da Prefeitura de Maringá, Governo do Paraná, Secretaria do Turismo do Paraná, Sistema Faep, IDR-Paraná/Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, BRDE, Fomento Paraná, Sanepar, Copel e apoio institucional do Museu do Café, Acim, Codem, Visite Maringá, Rota dos Cafés Especiais e UniCesumar. O evento tem a Font Life como água oficial e Nude como leite oficial e a midia partner é formada pela TV Maringá, TV Paraná Turismo, GMC, GMC Online, Rádio Mix, Maringá FM e CBN Maringá.
📲 Receba as notícias direto no seu celular:
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes)
Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias)
Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores)
Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui:
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui