Maringá entrega UTIs móveis
Os recursos foram viabilizados pelo deputado federal Ricardo Barros

A Prefeitura de Maringá ampliou a estrutura da rede municipal de saúde com a entrega de quatro novas ambulâncias de suporte avançado, em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 24. Os veículos serão utilizados no transporte de pacientes entre unidades de saúde da cidade e também em atendimentos do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). As ambulâncias passam a operar na segunda-feira, 28 de julho.
O investimento total foi de R$ 1,47 milhão, recurso viabilizado em 2017, pelo deputado federal Ricardo Barros, quando ocupava o cargo de ministro da Saúde. A proposta inicial era a aquisição de cinco ambulâncias do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), mas, com a adesão da Prefeitura a um consórcio intermunicipal, foi possível converter o recurso para a compra de quatro unidades móveis de UTI, modelo Renault Master, mais equipadas e voltadas a pacientes em estado grave.
As UTIs móveis entregues contam com monitores cardíacos, respiradores, equipamentos para administração intravenosa de medicamentos e incubadoras para estabilização de recém-nascidos durante o transporte. Segundo a administração municipal, a nova frota oferece mais agilidade, segurança e qualidade no atendimento, além de permitir a realização de manutenções preventivas sem prejudicar os serviços prestados à população.
Durante a cerimônia, foi realizada a entrega simbólica das chaves aos motoristas da Secretaria de Saúde. O prefeito Silvio Barros destacou a importância da renovação da frota para melhorar o fluxo entre unidades e UPAs.
“Nosso objetivo é aprimorar o atendimento à população, e essas novas ambulâncias certamente trarão mais qualidade e segurança no transporte dos pacientes”, afirmou.
O deputado Ricardo Barros também comentou a conquista:
“Esse recurso foi viabilizado ainda em 2017 e hoje celebramos a entrega efetiva desse benefício para a população.”
Para o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, o avanço é estratégico:
“Conseguimos participar de um consórcio que nos permitiu trocar as ambulâncias básicas por unidades de suporte avançado. Isso representa mais segurança para os pacientes e eficiência para o sistema.”
O vereador Uilian da Farmácia ressaltou o impacto positivo nos distritos de Maringá:
“É bom ver a atenção da gestão com os distritos. O prefeito Silvio Barros disse que mudaria essa realidade e está mudando.”
Presenças
Participaram da solenidade a vice-prefeita Sandra Jacovós, a diretora da 15ª Regional de Saúde, Elizabeth Kobayashi, e lideranças de instituições de saúde como o Conselho Municipal de Saúde, Sociedade Médica de Maringá, Santa Casa, Hospital do Câncer, Unimed Maringá, Bom Samaritano e Hospital Santa Rita.
Também estiveram presentes os vereadores Diogo Altamir, Bravin Jr., William Gentil, Ângelo Salgueiro, Giseli Bianchini, Pastor Sandro, Ítalo Maroneze, Guilherme Machado e Diogo Altamir da Lotérica.
As quatro novas ambulâncias representam mais um passo na busca por uma Saúde Pública eficiente e resolutiva, especialmente no atendimento de urgência e no deslocamento intermunicipal de pacientes.
📲 Receba as notícias direto no seu celular:
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes)
Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias)
Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores)
Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui:
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui