Mapa valoriza vinícolas e turismo do vinho no Paraná

O novo Mapa do Enoturismo Paranaense já está disponível na versão online, por meio do site do Viaje Paraná, e também em formato impresso, que será distribuído em vinícolas associadas à Vinopar (Associação de Vitivinicultores do Paraná) e em eventos nacionais e internacionais de promoção turística. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a vitivinicultura no Estado, incentivar o turismo rural e divulgar os atrativos ligados à produção de uvas e vinhos paranaenses.
Elaborado em parceria entre a Vinopar, Viaje Paraná e a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), o material apresenta 18 vinícolas distribuídas em 15 municípios de diversas regiões do Paraná. Os visitantes têm acesso a experiências completas, que incluem visitas guiadas, degustações, wine gardens, restaurantes e até hospedagem.
“Com o mapa atualizado, fomentamos um fluxo de visitantes que já existe, além de poder levar esse material para feiras no Brasil e exterior, atraindo mais turistas e amantes dessa cultura para os nossos municípios”, destacou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
Das vinícolas listadas, 13 oferecem visitas guiadas, proporcionando ao público uma imersão no processo produtivo dos parreirais à taça. Os empreendimentos estão localizados em regiões como Curitiba e RMC, Campos Gerais, Norte Pioneiro, Noroeste, Oeste e Sudoeste.
O mapa também propõe harmonizações entre os vinhos locais e pratos típicos paranaenses, como o Barreado e a Carne de Onça, ambos com selo de Indicação Geográfica. “Queremos mostrar que a culinária paranaense também tem grande potencial de harmonização com nossos vinhos, valorizando o que é produzido aqui”, afirmou Wagner Gabardo, sommelier e secretário executivo da Vinopar.
Com cerca de 3,7 mil hectares cultivados, o Paraná é um dos grandes produtores de uvas de mesa e uvas finas do país. A produção anual supera 40 mil toneladas de uvas de mesa e 700 toneladas de uvas finas. Para apoiar o setor, o Governo do Estado criou, em 2019, o programa Revitis, que inclui ações de fomento à produção, incentivo ao turismo, apoio à agroindústria e reorganização da comercialização.
“A qualidade dos vinhos produzidos no Paraná é de excelência e merece ser conhecida pelo mundo”, afirmou o secretário da Agricultura, Márcio Nunes. “O Mapa do Enoturismo é um passo importante para aproximar o público dessa cadeia produtiva e valorizar o esforço das famílias vitivinicultoras”.
O lançamento do novo mapa foi realizado durante o 4º Festival do Vinho Paranaense, em Curitiba, nos dias 7 e 8 de junho, no Museu Oscar Niemeyer. O evento reuniu público especializado e apreciadores, com a degustação de mais de 80 rótulos produzidos por vinícolas do Estado.
📲 Receba as notícias direto no seu celular:
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes)
Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias)
Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores)
Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui:
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui