Após 40 anos em cativeiro, elefanta Kenya cruza o Paraná rumo a santuário no Mato Grosso
A viagem, de aproximadamente 4 mil quilômetros, deve durar cinco dias e foi autorizada pela Subsecretaria Nacional do Meio Ambiente da Argentina.

A elefanta Kenya, de 44 anos, está a caminho do Brasil para iniciar uma nova etapa de sua vida em liberdade. Último exemplar da espécie em cativeiro na Argentina, ela deixou o antigo zoológico de Mendoza nesta segunda-feira (7) e cruzou a fronteira por Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, rumo ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.
A transferência marca o fim de um confinamento de quatro décadas. No novo lar, uma área de 1.500 hectares de vegetação nativa, Kenya viverá ao lado de outros elefantes resgatados, como Bambi, Mara, Maia, Raia, Guilhermina e Pupy, em ambiente natural e com cuidados veterinários especializados.
A viagem, de aproximadamente 4 mil quilômetros, deve durar cinco dias e foi autorizada pela Subsecretaria Nacional do Meio Ambiente da Argentina. Durante o trajeto, Kenya será acompanhada por apenas três pessoas autorizadas.
Planejamento começou há sete anos
A transferência é resultado de um trabalho iniciado em 2017. Desde então, Kenya passou por treinos comportamentais e avaliações médicas para garantir a segurança do transporte. “Depois de um longo processo e de um intenso trabalho em equipe, estamos comemorando o fato de que Kenya agora inicia sua jornada rumo ao santuário no Brasil”, disse Ignacio Haudet, diretor de Biodiversidade e Ecoparque de Mendoza.
A ministra de Energia e Meio Ambiente de Mendoza, Jimena Latorre, também comemorou o momento. “Após mais de sete anos de trabalho, hoje acompanhamos a partida da última elefanta do ex-zoológico de Mendoza para um santuário no Brasil, onde ela poderá viver em um ambiente natural, em uma manada e sem cativeiro”, afirmou.
O Santuário de Elefantes Brasil é uma organização sem fins lucrativos que acolhe animais vítimas de maus-tratos ou que viveram em cativeiro, promovendo reabilitação física e emocional em um espaço que respeita os comportamentos naturais da espécie.
📲 Receba as notícias direto no seu celular:
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes)
Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias)
Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores)
Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui:
Clique aqui