CCJ da Câmara aprova prioridade no SUS para vítimas de abuso sexual infantil
CCJ da Câmara dos Deputados aprova atendimento psicológico prioritário para crianças vítimas de abuso sexual

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1096/23, que garante prioridade no atendimento psicológico, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual. A medida também vale para unidades conveniadas ou contratadas pelo SUS.
O texto, de autoria do deputado Raimundo Santos (PSD-PA), teve parecer favorável da relatora, deputada Rosangela Moro (União-SP), que incorporou ajustes técnicos sugeridos pelas comissões de Saúde e de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família.
| “A decisão reflete a preocupação com crianças e adolescentes que tenham sofrido abuso ou exploração sexual de qualquer maneira”, afirmou Rosangela Moro. |
Se não houver recurso para análise em Plenário, a proposta segue direto para o Senado. Caso seja aprovada em definitivo, a lei criará um protocolo legal que assegura atendimento rápido e prioritário a jovens em situação de violência, oferecendo suporte psicológico essencial para reduzir traumas emocionais e contribuir para a recuperação das vítimas.
📲 Receba as notícias direto no seu celular:
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes) - Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias) - Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores) - Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui: Clique aqui