Paraná é destaque nacional e ocupa 3º lugar em eficiência da máquina pública no Ranking de Competitividade dos Estados
O Paraná conquistou reconhecimento nacional ao atingir o 3º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

O Paraná conquistou reconhecimento nacional ao atingir o 3º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento avalia a administração dos 27 governos estaduais considerando eficiência da máquina pública, sustentabilidade, inovação, capital humano, segurança, educação e infraestrutura.
Entre os principais avanços do Paraná, destaca-se o equilíbrio salarial entre o setor público e privado, que subiu quatro posições no ranking do prêmio salarial público-privado. O dado evidencia a capacidade do Estado de manter salários justos e compatíveis com o mercado, fortalecendo uma gestão responsável e eficiente.
“Esse equilíbrio é essencial para organizar as contas públicas, investir melhor os recursos arrecadados e manter um quadro técnico qualificado. Esse é o compromisso do Paraná: entregar serviços de qualidade, valorizar quem trabalha e respeitar quem paga imposto”, afirma o secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart.
O Paraná também avançou no índice de qualidade da informação contábil e fiscal, reforçando a transparência e a boa governança. Segundo o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, a conquista soma-se à Capag A+, maior classificação concedida pelo Tesouro Nacional à gestão fiscal e contábil do Estado.
“Quando o Estado cuida bem das suas contas, toda a população ganha. A transparência fiscal é a base de uma gestão eficiente e comprometida com o interesse público”, disse Ortigara. O secretário do Planejamento, Ulisses Maia, complementa que o resultado reflete planejamento estratégico e decisões assertivas, garantindo que os recursos sejam aplicados com eficiência e inteligência.
Além da eficiência da máquina pública, outros destaques do Paraná incluem 4º lugar em capital humano, crescimento em produtividade do trabalho (7º lugar), qualificação dos trabalhadores (6º lugar) e equilíbrio de gênero no emprego público estadual. O Estado também subiu para 3º lugar na inserção econômica de jovens e mantém a 4ª posição em formalidade do mercado de trabalho, com mais de 6 milhões de pessoas ocupadas.
Para Tadeu Barros, presidente do CLP, o Paraná é referência de competitividade e desenvolvimento sustentável. “É um estado que entrega bem-estar social e qualidade de vida, mantendo indicadores consistentes de competitividade, com atenção à sustentabilidade e ao cidadão”, afirmou.
O Ranking de Competitividade dos Estados é realizado em parceria com as consultorias Tendências, Gove e Seall, e considera 100 indicadores em eixos estratégicos de infraestrutura, sustentabilidade, capital humano, inovação, educação, segurança e eficiência da máquina pública. São Paulo lidera o ranking com nota 81, seguida de Santa Catarina com 79,6, enquanto o Paraná alcançou 71,6, consolidando-se pelo quarto ano consecutivo entre os três estados mais competitivos do país.
📲 Receba as notícias direto no seu celular:
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes) - Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias) - Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores) - Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui: Clique aqui