Expo Paraguay Brasil 2025 terá espaço exclusivo para empresários paranaenses
Evento no Paraguai reúne mais de 190 empresários paranaenses

Mais de 190 empresários do Paraná, das cidades de Curitiba, Londrina, São José dos Pinhais, Maringá e Cascavel, se preparam para participar da 16ª Expo Paraguay Brasil, entre 8 e 10 de setembro, em Ciudad del Este, no Paraguai. O evento é organizado pela Câmara de Comércio Paraguai Brasil (CCPB) e consolidou-se como o principal espaço de negócios bilaterais entre os dois países.
Na última edição, em 2024, a feira movimentou mais de US$ 203 milhões em negócios. Neste ano, uma das novidades será a participação de uma caravana com 49 startups paranaenses, ampliando a representatividade do Estado.
Segundo o coordenador de Mercado Empresarial do Sebrae/PR, Luiz Antonio Rolim de Moura, a feira é a porta de entrada para pequenos negócios no mercado externo.
“Enxergamos a Expo Paraguay Brasil como a plataforma ideal para o ‘voo doméstico da internacionalização’. É o momento para o pequeno negócio sentir a dinâmica do mercado externo em um ambiente estratégico, com acesso privilegiado e custos competitivos. Nós fornecemos o plano de voo: a preparação, as conexões e o suporte para que essa primeira experiência internacional se converta em oportunidades reais”, afirma.
O Sebrae/PR atua há 14 anos no evento, em parceria com Fecomércio/PR, Sistema Fiep e Ocepar, oferecendo capacitação, caravanas empresariais e materiais técnicos sobre comércio internacional.
Integração regional
O diretor de Relações Internacionais da Fecomércio/PR, Rui Lemos, destaca que reuniões preparatórias definiram os produtos e setores que terão destaque. “Há grande oportunidade na área de alimentos, mas esta edição já pode ser considerada mais robusta, com empresas de diversos segmentos da economia”, disse.
O Brasil responde por cerca de 25% da dependência comercial do Paraguai. Nos últimos anos, mais de 250 indústrias brasileiras se instalaram no país, atraídas pelo regime de maquila, que oferece benefícios fiscais na importação de insumos e exportação de bens.
Para o diretor da CCPB e coordenador -geral da Expo, Junio Dantas, a participação do Paraná é estratégica. “Na Expo, teremos o Pavilhão Paraná, um espaço para acesso direto a parceiros paraguaios, investidores internacionais e instituições de apoio. Em 2025, as oportunidades vão desde exportação e instalação de unidades produtivas até alianças estratégicas em setores como indústria, tecnologia, logística e agronegócio.”
Rodadas de negócios
A edição 2025 deve reunir mais de 500 empresas de 40 setores. A programação inclui rodadas de negócios, painéis temáticos, exposições, apresentações e eventos culturais.
As rodadas serão organizadas pela Câmara de Comércio Paraguai Brasil e operadas pela União Industrial Paraguaia (UIP). Empresários interessados devem realizar a pré-inscrição para o evento e para as rodadas de negócios pelo link: accesosparaguay.com/WEEK2025
A expectativa é reunir mais de 5 mil participantes, entre empresários, executivos e investidores do Brasil, Paraguai e outros países. Serão mais de 140 estandes e um ambiente voltado ao networking e à concretização de parcerias em poucos dias.
📲 Receba as notícias direto no seu celular:
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes) - Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias) - Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores) - Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui: Clique aqui