Moradora do Paraná registra aumento de mais de 500% na conta de luz após troca de medidor pela Copel
O mesmo problema foi relatado em outras cidades do estado.

Moradores de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, registraram aumentos expressivos nas contas de luz após a Companhia Paranaense de Energia (Copel) substituir os medidores convencionais pelos chamados medidores inteligentes. O mesmo problema foi relatado em outras cidades do estado.
A engenheira Helen Teixeira, moradora de São José dos Pinhais, afirmou que sua fatura, antes em torno de R$ 90, saltou para R$ 210 logo no primeiro mês após a troca do equipamento. No mês seguinte, o valor chegou a R$ 588 – um aumento de mais de 500%. Segundo ela, o padrão de consumo em casa não mudou.
“Moramos eu, meu esposo e minha filha. Eles passam a maior parte do tempo fora, e eu trabalho em casa. Não houve mudança que justificasse esse valor”, relatou.
O caso de Helen não é isolado. O Procon de São José dos Pinhais já recebeu quase 100 reclamações semelhantes desde a instalação dos novos aparelhos. Diante do número elevado de denúncias, o órgão notificou a Copel e exigiu documentos e laudos técnicos sobre o funcionamento da tecnologia. A companhia pode ter a instalação dos equipamentos suspensa na cidade caso não esclareça os questionamentos.
“Considerando a quantidade de reclamações, notificamos a Copel para apresentar explicações, sob pena de suspender a instalação de novos medidores”, afirmou Jaiderson Rivarola, superintendente do Procon municipal.
Em nota, a Copel confirmou que foi notificada e informou que irá responder aos questionamentos. A empresa destacou que, em São José dos Pinhais, as leituras ainda estão sendo feitas manualmente porque o sistema de transmissão remota está em fase de implantação. A concessionária também afirmou que os medidores inteligentes não alteram a forma de aferição do consumo e que casos específicos, como o de Helen, estão em análise.
Problemas semelhantes foram registrados em outras cidades do Paraná. Em Cascavel, a Copel reconheceu erro em quase 2 mil medidores, que resultou em 1.800 reclamações desde dezembro de 2024. Ao todo, 441 moradores foram ressarcidos em dobro, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor. Em Toledo, a situação levou à realização de uma audiência pública.
O Procon orienta os consumidores que se sentirem prejudicados a abrir um protocolo diretamente com a Copel. Caso a resposta não seja satisfatória, a recomendação é formalizar a reclamação no órgão, levando documentos pessoais e as últimas quatro contas de luz, para que seja feita a análise do consumo médio da residência.
📲 Receba as notícias direto no seu celular:
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes) - Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias) - Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores) - Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui: Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes) - Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias) - Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores) - Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui: Clique aqui