Maringá terá base aérea da Polícia Federal
Unidade será instalada em hangar no aeroporto da cidade e reforçará operações no Sul do Brasil e regiões de fronteira

Maringá será sede de uma base aérea da Polícia Federal. A Base Regional Sul funcionará em um hangar cedido no Aeroporto Regional Silvio Name Júnior (SBMG), com foco em ações de combate ao crime organizado, especialmente em áreas de fronteira. A estruturação do espaço está sendo viabilizada com apoio do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Maringá.
Parte dos recursos utilizados na reforma do hangar foram arrecadados por meio de bazares com mercadorias apreendidas pela Receita Federal, promovidos pelo Conseg. O objetivo é garantir a infraestrutura necessária para que a nova unidade possa operar com eficiência e agilidade.
Segundo o presidente do Conseg, José Triana, a base aérea é um reforço estratégico:
“A disposição do Conselho de Segurança em prover a estrutura necessária para a instalação dessa companhia aérea da Polícia Federal tem como objetivo dar efetividade à atuação da PF. Maringá é um corredor de passagem de grande parte dos criminosos que atuam nessas fronteiras. O que comprova isso são as grandes apreensões frequentes que temos visto na mídia.”
Avanço da aviação federal
A instalação da nova unidade integra o processo de descentralização da Coordenação de Aviação Operacional (CAOP) da Polícia Federal, ampliando a capacidade de resposta da corporação na região Sul e estados vizinhos.
De acordo com o delegado Ronaldo Goes Carrer, responsável pelos Projetos Estratégicos da Polícia Federal no Paraná:
“A implantação de uma base em Maringá proporciona um emprego mais efetivo e otimizado das aeronaves da CAOP na prevenção e repressão de crimes transfronteiriços. Além disso, as aeronaves também podem ser utilizadas em situações de calamidade, como nas enchentes no Rio Grande do Sul ou no combate a incêndios em áreas sob tutela da União, como a Ilha Grande, no Rio Paraná, e o Pantanal.”
Carrer destaca que o apoio financeiro e institucional do Conseg de Maringá, além da parceria com a Receita Federal e a Justiça Federal, foi fundamental para viabilizar o projeto junto à Superintendência da Polícia Federal no Paraná.
“O Conseg de Maringá, o primeiro do Brasil, tem se mostrado imprescindível para o bom funcionamento das forças de segurança locais, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.”
Histórico do Conseg de Maringá
Criado em 1983, o Conselho Comunitário de Segurança de Maringá é formado por representantes da sociedade civil e atua em parceria com as forças de segurança. Em mais de 40 anos de existência, o conselho já repassou mais de R$ 30 milhões para aquisição de equipamentos e melhorias estruturais.
Entre as ações marcantes do Conseg estão:
- Aquisição de veículos e motos para a Polícia Militar, logo nos primeiros anos;
- Construção do 4º Batalhão da Polícia Militar;
- Criação e estruturação do CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública);
- Reforma do canil do 4º BPM;
- Apoio ao projeto Visão da Liberdade, premiado nacionalmente, em que detentos da PEM produzem materiais para pessoas com deficiência visual.
Em 2024, os bazares viabilizaram:
- Reforma do COPOM do 4º BPM;
- Instalação de câmeras na delegacia de Iguatemi;
- Melhorias na sede da 4ª Companhia da Polícia Rodoviária, na Colônia Penal Industrial de Maringá e na Escola de Formação de Soldados.
Leia mais:
📲 Receba as notícias direto no seu celular:
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes)
Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias)
Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores)
Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui:
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui