PIX pode ser usado por empresas estrangeiras, diz Febraban
O PIX é um sistema local, em reais, e está disponível para todos os residentes no país

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclareceu nesta sexta-feira (18) que não há qualquer restrição à entrada de novos participantes no sistema de pagamentos PIX, inclusive empresas estrangeiras, desde que operem no mercado nacional. A entidade reforça que o meio de pagamento, criado e gerenciado pelo Banco Central, foi desenvolvido com ampla cooperação dos bancos e demais instituições que integram o Sistema Financeiro Nacional.
“O PIX é um sistema local, em reais, e está disponível para todos os residentes no país — brasileiros e estrangeiros, pessoas físicas e empresas. O único requisito é ter uma conta em banco, fintech ou instituição de pagamento”, informou a Febraban, em nota.
A federação destacou que o PIX é gratuito para pessoas físicas, mas pode ter cobrança para empresas, sem qualquer distinção entre companhias nacionais e estrangeiras. Segundo a entidade, o instrumento tem se mostrado uma ferramenta poderosa de inclusão financeira, ao reduzir custos e ampliar o alcance do sistema de pagamentos no país.
Para as empresas, especialmente nas operações de menor valor, o PIX traz ganhos de eficiência, facilitando os processos de recebimento e cobrança.
Os números do sistema demonstram sua rápida adesão e impacto: são mais de 168 milhões de usuários — praticamente toda a população adulta do Brasil — e cerca de 858 milhões de chaves cadastradas. Por mês, o sistema movimenta aproximadamente R$ 2,5 trilhões em mais de 6,5 bilhões de transações.
📲 Receba as notícias direto no seu celular:
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes)
Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias)
Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores)
Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui:
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui