Conheça mais sobre a Leiria Medieval
Saiba mais sobre a festa que recebe a comitiva maringaense, em Leiria

A Leiria Medieval é um grande evento que movimenta toda a cidade, criando uma atmosfera medieval. Neste ano, a festa lembra Dom Dinis, o rei lavrador e trovador.
A festa começa hoje (17) e prossegue até o dia 20 de julho. Programação e informações sobre o evento podem ser acessadas neste endereço da internet - clique aqui.
Qual a sua opinião: Você aprova a criação de um Festival Medieval em Maringá?
Leiria é uma das principais cidades do centro de Portugal, capital do distrito que leva o mesmo nome. O município de Leiria possui uma área de 565 km² e abriga aproximadamente 128 mil habitantes, distribuídos em 18 freguesias. É o segundo município mais populoso da região das Beiras, ficando atrás apenas de Coimbra.
Rodeado por importantes cidades portuguesas, Leiria faz divisa com Pombal ao nordeste, Ourém ao leste, Batalha e Porto de Mós ao sul, Alcobaça ao sudoeste, Marinha Grande ao oeste, e o oceano Atlântico ao noroeste. Dois rios cortam o município: o Lis e o Lena, sendo este último afluente do primeiro.
Um dos principais símbolos da cidade é o Castelo de Leiria, que domina a paisagem urbana e guarda séculos de história. Leiria recebeu seu primeiro foral (documento régio de autonomia administrativa) em 1142, concedido por D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, sob o nome de Leirena.
O feriado municipal é comemorado em 22 de maio, em homenagem à criação da Diocese de Leiria, em 1545. No mesmo ano, em 13 de junho, Leiria foi oficialmente elevada à categoria de cidade.
A Leiria Medieval é uma festa importante para a cidade, relembrando a cada ano as suas origens.
Leiria e Maringá: laços históricos e culturais
Desde 1982, Maringá mantém uma relação oficial de irmandade com a cidade portuguesa de Leiria. O vínculo, formalizado por meio da Lei Municipal nº 1.599/82, representa um elo duradouro de intercâmbio cultural, histórico e institucional entre os dois municípios.
Localizada na região Centro de Portugal, Leiria é conhecida por sua riqueza histórica, destacando-se pelo castelo medieval, pelas margens dos rios Lis e Lena, e pela forte tradição cultural. Maringá, por sua vez, homenageia essa parceria com a Avenida Cidade de Leiria, no Parque Residencial Cidade Alta. Em Leiria, também há uma via batizada de “Maringá” e até um centro comercial com o nome da cidade brasileira — uma reciprocidade simbólica que reforça os laços entre os povos.
Intercâmbios e cooperação
A parceria entre as cidades-irmãs visa mais do que homenagens: busca o fortalecimento mútuo em áreas como cultura, turismo, economia e educação. Ao longo dos anos, diversas comitivas de Maringá visitaram Leiria e vice-versa, promovendo eventos conjuntos e acordos institucionais.
Agora, em 2025, uma comitiva oficial de Maringá viajou a Portugal para conhecer a estrutura da tradicional Feira Medieval de Leiria, um dos principais eventos culturais da cidade portuguesa. A missão inclui representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal, para estudar a experiência do festival para aplicá-la em um novo evento temático em Maringá ainda este ano.
Cidades-irmãs e cooperação internacional
A parceria entre Maringá e Leiria foi a primeira geminação internacional firmada por Leiria na América Latina. Ao longo das décadas, a cidade portuguesa ampliou essa rede, firmando acordos com localidades como Tokushima (Japão), Saint-Maur-des-Fossés (França), Setúbal (Portugal), entre outras.
📲 Receba as notícias direto no seu celular:
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes)
Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias)
Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores)
Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui:
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui