Não coma esses alimentos antes de dormir
Embora um lanchinho noturno pareça inofensivo — e até prazeroso —, comer antes de dormir pode atrapalhar seriamente a qualidade do sono.

Embora um lanchinho noturno pareça inofensivo — e até prazeroso —, comer antes de dormir pode atrapalhar seriamente a qualidade do sono. Especialistas alertam que o hábito de beliscar logo antes de deitar pode causar desconforto digestivo e até insônia. “O ideal é deixar um intervalo de duas a quatro horas entre a última refeição e a hora de dormir”, recomenda o nutricionista Kyle Crowley, diretor de produto da Protein Works.
Entre os principais vilões do sono estão alimentos apimentados, ácidos, gordurosos e de difícil digestão. O curry, por exemplo, pode provocar azia e aumentar a temperatura corporal, dificultando o sono profundo. Estudos indicam que pessoas que comem pimenta diariamente têm quase cinco vezes mais chances de sofrer de insônia.
Outro item popular, o lamén, deve ser evitado pelo alto teor de gordura, temperos fortes e digestão lenta. Já frutas cítricas como a laranja, embora saudáveis durante o dia, podem provocar refluxo se consumidas à noite.
Frituras também entram na lista: pesquisas mostram que alimentos ricos em gordura podem prejudicar a qualidade do sono e gerar inquietação. E até um inocente pedaço de queijo pode interferir: laticínios são associados a sono leve e até a sonhos intensos ou pesadelos, segundo estudos.
Para quem não abre mão de um agrado antes de dormir, Crowley sugere opções que ajudam no sono, como um punhado de nozes, um copo de leite ou suco de cereja, que contribuem para regular a melatonina e os hormônios do sono.
💬 Canal do WhatsApp: Clique aqui
🎬 YouTube: @hojemaringa
🌍 Google News: Clique aqui