Robert Francis Prevost, o papa Leão XIV, visitou cidades do Paraná antes de sua eleição

O novo papa, Robert Francis Prevost, que foi escolhido nesta quinta-feira (8), visitou diversas cidades do Paraná no início dos anos 2000. Na época, ele fazia parte do Governo Geral da Ordem Agostiniana e passou pela capital Curitiba, Ponta Grossa e Rolândia. Durante sua visita, ele conheceu as comunidades agostinianas do estado, onde foi recebido com hospitalidade pelos frades e seminaristas.
Em entrevista à RPC, Frei Maurício Manosso, Prior Provincial da Província Agostiniana do Brasil, relembrou o encontro com o futuro papa, quando ainda era seminarista no Seminário de Santo Agostinho, em Curitiba. "Robert veio visitar as comunidades agostinianas do Brasil. Ele conviveu conosco durante alguns dias, participou das refeições e celebrando conosco. Era um homem de fácil convivência", contou o frei.
A visita de Prevost ao Paraná foi uma "Visita Canônica de Geral", uma prática comum dentro da Ordem de Santo Agostinho, quando líderes visitam comunidades para avaliar a vida fraterna da Ordem. Durante sua estadia, Prevost também se reuniu com os seminaristas e conversou com cada um dos padres da comunidade.
Embora as máquinas fotográficas fossem escassas na época, o frei recorda com carinho da passagem de Prevost pelas cidades do Paraná. Ele destacou a boa compreensão do português e o domínio do espanhol do futuro papa, que atuava em missão no Peru na época.
Frei Maurício também expressou sua alegria ao saber da eleição de Robert Prevost para o papado. "Embora ele não estivesse entre os mais cotados, conhecíamos suas qualidades. Ele tem um coração latino", afirmou. O novo papa, conhecido como Leão XIV, retorna agora à Igreja Católica com uma trajetória de dedicação e serviço à comunidade.