Passageira desce de carro para "segurar" trânsito em faixa de pedestres no Paraná

Um vídeo gravado em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, viralizou nas redes sociais ao mostrar uma passageira descendo de um carro para atravessar uma faixa elevada de pedestres com o objetivo de "segurar" o trânsito e facilitar a passagem do veículo pelo cruzamento de uma via preferencial.
A gravação mostra a mulher descendo do carro em movimento, atravessando a faixa, enquanto outros motoristas param para respeitar a preferência do pedestre — o que permitiu ao motorista seguir viagem. A publicação, que critica o episódio como um exemplo de "jeitinho brasileiro", acumula mais de 2,2 milhões de visualizações e milhares de interações.
O g1 consultou o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PR) e a Superintendência de Trânsito de Ponta Grossa. De acordo com os órgãos, não há irregularidade no ato de um passageiro atravessar a faixa e retornar ao veículo. No entanto, duas infrações foram registradas no vídeo:
Desembarque irregular: A passageira desceu no meio da via, o que só é permitido em locais de estacionamento. A conduta fere o artigo 182, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), configurando infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.
Uso de celular ao volante: O motorista é visto dirigindo enquanto segura o telefone celular, o que é proibido pelo artigo 252, parágrafo único, do CTB. A infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.
📸 Instagram: @portalhojemaringa
💬 Canal do WhatsApp: Clique aqui
🎬 YouTube: @hojemaringa