Publicidade

Paraná lidera ranking das cidades mais desenvolvidas do Brasil

Cinco das dez cidades mais desenvolvidas do Brasil estão no Paraná, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de 2023, divulgado nesta quinta-feira (8) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

AEN
Paraná lidera ranking das cidades mais desenvolvidas do Brasil Foto: Roberto Dziura Jr / AEN

Cinco das dez cidades mais desenvolvidas do Brasil estão no Paraná, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de 2023, divulgado nesta quinta-feira (8) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Curitiba, Maringá, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão conquistaram as maiores notas do estado e figuram entre os municípios com os melhores indicadores socioeconômicos do país.

O IFDM avaliou mais de 5 mil cidades brasileiras com base em dados oficiais de emprego e renda, educação e saúde. Os municípios foram classificados em quatro níveis de desenvolvimento: crítico, baixo, moderado e alto. Quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento.

Curitiba, capital paranaense, alcançou o 3º lugar no ranking nacional e lidera entre as capitais, com índice de 0,8855. A cidade obteve nota máxima (1) em emprego e renda, além de 0,8394 em educação e 0,8171 em saúde — sendo a única capital com índices acima de 0,8 nas três áreas.

Em 4º lugar nacional está Maringá, considerada pela consultoria Macroplan Analytics como a melhor cidade para se viver no Brasil em 2024. A cidade do Noroeste paranaense atingiu 0,8814 de IFDM, com nota 1 em emprego e renda, 0,8452 em educação e 0,7991 em saúde.

Toledo (6º) e Marechal Cândido Rondon (7º), ambas no Oeste do Estado, registraram índices de 0,8763 e 0,8751, respectivamente. Francisco Beltrão, no Sudoeste, completa a lista paranaense entre os dez primeiros colocados, ocupando a 9ª posição com nota 0,8742.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior celebrou os resultados: “Para nós é motivo de orgulho termos cinco das 10 cidades mais desenvolvidas do Brasil. Estamos no caminho certo, com avanços na geração de emprego, qualidade da educação e descentralização da saúde”.

O Paraná também se destacou no cenário estadual: 98,3% da população vive em municípios com desenvolvimento moderado (50,1%) ou alto (48,3%). Apenas 1,7% reside em áreas com baixo desenvolvimento e nenhuma em condição crítica.

Segundo a Firjan, o Paraná possui o terceiro maior IFDM médio do país, com 0,7055, ficando atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina. O índice estadual cresceu 23,4% nos últimos dez anos, impulsionado especialmente pela educação (+37,2%), saúde (+27,9%) e emprego e renda (+8,9%).
Entre os 500 melhores IFDMs do Brasil, 71 pertencem ao Paraná, que teve 395 dos seus 399 municípios com crescimento em relação a 2013.

📸 Instagram: @portalhojemaringa
💬 Canal do WhatsApp: Clique aqui
🎬 YouTube: @hojemaringa
🌍 Google News: Clique aqui 




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.