Homem é flagrado furtando 13 kg de pinhão no Paraná

Um homem foi flagrado furtando 13 quilos de pinhão em uma propriedade rural de Irati, na região central do Paraná, na terça-feira (6). De acordo com a Polícia Militar (PM), o caso aconteceu no bairro Caratuva e o suspeito foi encontrado com um saco de pinhão, um facão e uma espora amarrada nos pés — acessório usado para escalar os pinheiros.
A PM foi acionada pelo proprietário da área, que relatou que a prática tem sido recorrente na região. Ao chegar ao local, os policiais realizaram buscas e conseguiram localizar um dos suspeitos com os materiais. O homem foi detido e encaminhado à delegacia da Polícia Civil para os procedimentos legais.
A coleta irregular de pinhão pode configurar crime ambiental, especialmente durante a fase em que as sementes ainda estão imaturas. A temporada oficial de colheita, transporte, venda e armazenamento do pinhão no Paraná começou em 1º de abril, conforme o Instituto Água e Terra (IAT).
Segundo o IAT, a extração de pinhas verdes ou imaturas é proibida, e a comercialização irregular pode acarretar multas de até R$ 300 para cada 50 quilos apreendidos. Além disso, o responsável pode responder por crime ambiental.