Causas sociais e ambientais dão vida a projeto de empreendedorismo social
A Dignitá vem realizando um lindo e produtivo trabalho de responsabilidade social e ambiental

O empreendedorismo social vem se destacando ano após ano, e desta vez a iniciativa surgiu em um grupo de estudantes e faz parte de um movimento que reúne mais de 130 grupos espalhados pelo Brasil, todos com o propósito de desenvolver negócios que promovem mudanças positivas na sociedade.
A Dignitá nasceu em Maringá, praticamente dentro da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e atua na produção de bolsas confeccionadas a partir de lonas recicláveis. O nome da empresa já revela o propósito voltado ao empreendedorismo social. Parte dos recursos arrecadados com a venda dos produtos é destinada ao apoio de projetos esportivos, como o time de basquete em cadeira de rodas de Maringá (PR).
O projeto também realiza outras ações como forma de incentivo ao futebol feminino e ao handebol de praia de Maringá. Além do impacto no esporte, a Dignitá gera oportunidade de transformação social ao capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade para atuarem na produção das bolsas, promovendo inclusão e autonomia financeira. As bolsas são, em sua maioria, adquiridas por empresas que as utilizam como brindes corporativos sustentáveis.
Segundo a empreendedora social Natália dos Reis Martins, uma das lideranças do projeto, o que move a Dignitá como marca é a causa ambiental, alinhada ao incentivo ao esporte e às causas sociais. “O olhar para o lado social vem da consciência sobre o potencial de transformação de um negócio que vai além do lucro”, afirma. Ela destaca ainda que o principal objetivo da Dignitá é gerar impacto: "Acreditamos que nosso crescimento virá a partir disso — fazendo as pessoas entenderem que, ao comprar nossos produtos, elas não estão apenas adquirindo um item, mas toda a história e propósito que existem por trás dele".
Natália também compartilha que o seu maior aprendizado nessa jornada tem sido a resiliência: “É enfrentar os desafios, levantar, aprender e se adaptar com eles”. Para ela, construir um negócio de impacto é um exercício constante de adaptação e coragem.
Campeões Nacionais
Um dos apoios é para o Handebol de Cadeira de Rodas de Maringá, o Kings Maringá. E além da importância natural desta parceria, a equipe maringaense participou de 29 de abril a 3 de maio do Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeira de Rodas 2025, conquistando o 1º lugar.
A equipe maringaense venceu os bicampeões nacionais, APAC Cascavel, que ficou com o vice-campeonato.
Com iniciativas como a da Dignitá, o empreendedorismo social se consolida como um caminho para negócios inovadores, sustentáveis e verdadeiramente transformadores.Com iniciativas como a da Dignitá, o empreendedorismo social se consolida como um caminho para negócios inovadores, sustentáveis e verdadeiramente transformadores.
Dignitá - contato para a Imprensa:
Natália dos Reis Martins - (44) 99903-6901
Acompanhe também:
📸 Instagram: @portalhojemaringa
💬 Canal do WhatsApp: Clique aqui
🎬 YouTube: @hojemaringa