Câmara de Maringá pode criar Comissão da Juventude para dar voz aos jovens na política
Segundo Diogo Altamir, a iniciativa busca fortalecer a participação cidadã dos jovens maringaenses, que enfrentam desafios em áreas como educação, mercado de trabalho, saúde, cultura, esporte, segurança e participação política.

A Câmara de Maringá deve apreciar em segunda discussão, nesta terça-feira (26), o Projeto de Resolução nº 954/2025, que prevê a criação da Comissão Extraordinária da Juventude, de iniciativa do vereador Diogo Altamir da Lotérica (PSDB).
A proposta tem como objetivo acompanhar a execução das políticas públicas voltadas aos jovens, propor projetos de lei, indicações e outros instrumentos normativos que contribuam para o desenvolvimento integral desse público, além de promover audiências, debates e seminários com especialistas e representantes da sociedade civil.
A composição da Comissão será definida preferencialmente por acordo entre a Mesa Executiva, bancadas e blocos parlamentares. Caso não haja consenso, será realizada eleição respeitando a proporcionalidade partidária, para preencher as cinco vagas disponíveis. O mandato será de dois anos, com possibilidade de recondução, e os membros do primeiro período permanecerão até 31 de janeiro de 2027.
Segundo Diogo Altamir, a iniciativa busca fortalecer a participação cidadã dos jovens maringaenses, que enfrentam desafios em áreas como educação, mercado de trabalho, saúde, cultura, esporte, segurança e participação política. “A Comissão acompanhará e proporá políticas públicas que fortaleçam a participação cidadã da juventude”, afirmou o vereador.
📲 Receba as notícias direto no seu celular:
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes) - Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias) - Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores) - Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui: Clique aqui