Publicidade

Contratações de trabalhadores com 50 anos ou mais crescem 17%

AEN
Contratações de trabalhadores com 50 anos ou mais crescem 17% Trabalhadores com 50 anos ou mais crescem 17% no Paraná em 2025.| Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O Paraná segue como um dos principais motores na geração de empregos formais no Brasil, e um dos destaques de 2025 é o crescimento da contratação de profissionais com 50 anos ou mais. De acordo com o Boletim do Novo Caged, entre janeiro e maio deste ano, foram criadas 1.481 vagas formais para essa faixa etária no Estado, um aumento de 17% em relação ao mesmo período de 2024.

A maioria das contratações de profissionais mais experientes ocorreu entre aqueles com ensino médio completo. As principais áreas de absorção foram a produção de bens e serviços industriais — incluindo indústrias extrativas, da construção civil e de transformação de metais —, além dos setores de comércio e educação, com vagas para vendedores e professores do ensino médio.

Esse avanço reforça um movimento crescente de valorização da maturidade profissional no Paraná. As empresas estão derrubando estigmas sobre a capacidade de adaptação tecnológica e reconhecendo o valor da experiência e do conhecimento acumulado por esses trabalhadores.

“Estamos mostrando que o conhecimento acumulado ao longo da vida é um ativo precioso. Valorizar esses profissionais é também garantir mais produtividade e estabilidade para as empresas”, afirma o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo.

Expansão econômica favorece mercado de trabalho

O cenário positivo ocorre em meio à forte expansão econômica do Estado. Somente em maio de 2025, o Paraná criou 6.866 novas vagas com carteira assinada, o melhor resultado da região Sul. No acumulado de janeiro a maio, o saldo é de 86.318 empregos formais, colocando o Paraná como o terceiro estado que mais gerou empregos no país — atrás apenas de São Paulo (314.166) e Minas Gerais (124.182).

O setor de serviços lidera o ranking com 43.585 novos postos, seguido pela indústria (20.573), construção (10.239), comércio (9.715) e agropecuária (2.206). A agropecuária, inclusive, teve o maior crescimento proporcional, com salto de 82% na comparação com 2024.

Qualificação e inclusão

A geração de empregos é reforçada por políticas públicas de qualificação profissional. O Projeto Qualifica Paraná, que recebeu R$ 30 milhões em 2025, já formou mais de 3.500 alunos neste ano — muitos deles com 50 anos ou mais. O programa, que no ano anterior ofertou 8 mil vagas com apoio do Tesouro Estadual, é uma das principais ferramentas de inclusão e capacitação.

Além disso, a rede de Agências do Trabalhador também tem ajudado a suprir as demandas do mercado. Atualmente, há 22.442 vagas abertas em todo o Paraná. Os cargos com mais oportunidades são: alimentador de linha de produção (6.435 vagas), abatedor (986), operador de caixa (699) e magarefe (696) — com destaque para as regiões de Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá.

“A disposição empresarial em promover a diversidade está mudando o perfil do mercado de trabalho no estado. A economia paranaense cresce porque está mais inclusiva, mais representativa e melhor preparada para os desafios do presente e do futuro”, conclui Do Carmo.

📲 Receba as notícias direto no seu celular:

💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes)
Clique aqui

💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias)
Clique aqui

📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores)
Clique aqui

📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui:
Clique aqui 







Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.