Publicidade

Indústria do Paraná anuncia férias coletivas para 700 funcionários devido ao tarifaço de Trump

A alta taxa de importação anunciada pelos Estados Unidos preocupa o setor produtivo brasileiro, especialmente o madeireiro.

G1
Indústria do Paraná anuncia férias coletivas para 700 funcionários devido ao tarifaço de Trump Foto: Divulgação

A alta taxa de importação anunciada pelos Estados Unidos preocupa o setor produtivo brasileiro, especialmente o madeireiro. A indústria BrasPine, localizada em Jaguariaíva, nos Campos Gerais do Paraná, comunicou que concederá férias coletivas para 700 funcionários a partir do dia 28 de julho, como resposta à tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo presidente Donald Trump.

A medida será aplicada em duas etapas: metade dos trabalhadores sai de férias no fim de julho e, após 30 dias, a outra metade entra em recesso. A empresa, que emprega cerca de 1.200 trabalhadores na cidade, atua com molduras de madeira, pellets e plantios florestais. A maior parte da produção de molduras é exportada para os Estados Unidos.

A BrasPine afirmou, em nota, que as ações são emergenciais e visam “adequação da capacidade produtiva e sustentabilidade do negócio”. A empresa também anunciou reforço nos controles orçamentários e a priorização de investimentos essenciais diante do cenário de alta volatilidade econômica.

Repercussão nacional
A crise no setor levou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a se reunir nesta semana com representantes da indústria e do agronegócio para discutir estratégias de enfrentamento ao chamado “tarifaço de Trump”.

Segundo Alckmin, o governo está buscando alternativas para reverter ou mitigar os impactos das novas tarifas. “Estamos trabalhando para reverter ou suavizar essa medida, que afeta diretamente a competitividade dos nossos produtos no mercado internacional”, declarou.

Setor florestal em alerta
Segundo a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), o Paraná é um dos maiores exportadores de produtos florestais para os Estados Unidos. O setor gera cerca de 400 mil empregos diretos e indiretos no estado. Em 2024, as exportações do setor somaram mais de US$ 627 milhões, com destaque para molduras, compensados, madeira serrada e celulose.

Outras unidades
Além de Jaguariaíva, a BrasPine possui uma fábrica em Telêmaco Borba, com 1.100 funcionários. Até o momento, a unidade não será afetada pelas férias coletivas. A empresa também conta com cerca de 150 trabalhadores florestais e 50 colaboradores administrativos entre os escritórios de Curitiba e Porto Alegre.

“Temos compromissos com clientes e não podemos parar as duas fábricas. Por isso, dividimos as férias da unidade de Jaguariaíva em duas turmas”, informou a assessoria da empresa.

📲 Receba as notícias direto no seu celular:

💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes)
Clique aqui

💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias)
Clique aqui

📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores)
Clique aqui

📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui:
Clique aqui 




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.