Inmet emite alerta laranja para ventos fortes e onda de frio no Paraná
Rajadas de vento e descargas elétricas também são esperadas para toda a região.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou neste domingo (29) dois alertas laranjas — o segundo mais grave na escala de avisos do instituto — indicando perigo devido a ventos fortes na costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de uma onda de frio que deve provocar queda acentuada de temperatura em sete estados até a próxima segunda-feira (30).
O alerta para ventos costeiros vale até as 3h da manhã de segunda-feira e abrange a Grande Florianópolis, Região Metropolitana de Porto Alegre, Sul Catarinense, Sudeste Rio-Grandense, Vale do Itajaí e Nordeste Rio-Grandense. O Inmet alerta para o risco de movimentação intensa de dunas de areia, que pode afetar construções localizadas na orla dessas regiões.
Já o alerta de onda de frio permanece ativo até as 23h59 de segunda-feira e indica possibilidade de redução da temperatura em mais de 5°C em Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Rondônia.
Previsão de chuvas intensas
O Inmet prevê que as chuvas continuem intensas no sul do país até segunda-feira. A formação de um novo sistema frontal neste domingo deve reforçar as instabilidades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com acumulados que podem ultrapassar 100 milímetros.
Rajadas de vento e descargas elétricas também são esperadas para toda a região. Durante a noite, as condições de instabilidade mais severas se concentram em Santa Catarina e Paraná, podendo alcançar o sul de Mato Grosso do Sul, enquanto diminuem no Rio Grande do Sul.
Na segunda-feira, as chuvas devem enfraquecer no Rio Grande do Sul, mas continuarão em áreas isoladas do Paraná, Santa Catarina, sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O Inmet alerta que novas instabilidades podem retornar ao Rio Grande do Sul entre terça (1º) e quarta-feira (2).
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes)
Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias)
Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores)
Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui:
Clique aqui