Bebê é deixado em boca de fumo como garantia de dívida de R$ 150 em Sarandi

Um bebê de um ano e dois meses foi deixado por seus pais em uma boca de fumo como garantia de pagamento de uma dívida de R$ 150 em Sarandi, no norte do Paraná. O caso foi denunciado ao Conselho Tutelar na última sexta-feira (16) pelos tios da criança, que relataram ter resgatado o sobrinho por conta própria após descobrirem a situação.
De acordo com o conselheiro tutelar Valdir Costa, os tios relataram que os pais do bebê são usuários de drogas e vivem em situação de rua. Eles também são responsáveis por outras duas crianças, de 6 e 11 anos, atualmente sob os cuidados da avó materna.
O Conselho informou que os tios tiveram dificuldades para retirar o bebê da posse dos traficantes, mas conseguiram levá-lo sem efetuar o pagamento da dívida. Um termo de responsabilidade foi elaborado, permitindo que os tios fiquem com a guarda provisória da criança enquanto a Vara da Infância e Juventude analisa o caso para definir a guarda definitiva.
A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) instaurou um inquérito para investigar o caso. O delegado Adriano Garcia afirmou que os pais podem responder por abandono de incapaz e que também será apurada a possível prática de sequestro, já que os traficantes se recusavam a devolver o bebê. Além disso, a venda de drogas será investigada.
“O que vemos aqui é a coisificação do ser humano, um absurdo causado pela dependência química. A criança foi usada como penhora por causa do vício dos pais”, declarou o delegado à RPC.
O caso segue em investigação e está sendo acompanhado pelas autoridades competentes.
Acompanhe também:
📸 Instagram: @portalhojemaringa
💬 Canal do WhatsApp: Clique aqui
🎬 YouTube: @hojemaringa
📸 Instagram: @portalhojemaringa
💬 Canal do WhatsApp: Clique aqui
🎬 YouTube: @hojemaringa