Anvisa interdita creme dental da Colgate: o que você precisa saber

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, nesta quarta-feira (30), retomar a interdição cautelar do creme dental Total Clean Mint, da marca Colgate, após a fabricante retirar o recurso que havia solicitado a suspensão da medida. A interdição havia sido temporariamente suspensa anteriormente devido ao recurso, mas agora segue em vigor, conforme informado pela própria Anvisa.
Motivo da interdição
A decisão de suspender a venda e o consumo do produto foi tomada em 27 de março, após relatos de consumidores que apresentaram reações adversas, como inchaço nos lábios, após o uso do creme dental. A Anvisa esclareceu que não há determinação para recolhimento do produto, mas ele não deve ser comercializado nos pontos de venda.
A medida foi adotada devido a relatos indicando que a substância fluoreto de estanho presente na fórmula do creme dental pode estar associada a essas reações indesejáveis, embora o fluoreto de estanho seja conhecido por seus benefícios antimicrobianos e anticárie.
Reações adversas e orientação
A Anvisa publicou um alerta sobre as possíveis reações adversas relacionadas ao produto. As principais reações identificadas incluem lesões bucais, sensação de queimação, dor, inflamação gengival e edema labial. A agência recomenda que consumidores que apresentarem sinais de irritação interrompam o uso do produto e, se os sintomas persistirem, procurem orientação médica. Profissionais de saúde também são orientados a monitorar sinais de alterações bucais nos pacientes e sugerir alternativas para os indivíduos sensíveis à substância.
Posicionamento da Colgate
Em resposta à medida, a Colgate Brasil afirmou que a retirada do recurso foi uma decisão tomada em colaboração com a Anvisa, com o objetivo de continuar as investigações técnicas. A empresa reiterou que o Colgate Total Clean Mint segue os rígidos padrões de qualidade e segurança exigidos pelas agências regulatórias. A Colgate também destacou seu compromisso com a saúde bucal e se colocou à disposição para tratar de eventuais desconfortos relatados pelos consumidores por meio de seu canal de atendimento.
Notificações e e-Notivisa
A Anvisa reforçou a importância da notificação de problemas com o uso de produtos por meio do sistema e-Notivisa, lembrando que o sistema não recebe queixas relacionadas a questões econômicas, como devolução de produtos ou cobranças indevidas, nem denúncias sobre produtos ou empresas irregulares.
A suspensão do creme dental Total Clean Mint permanece em vigor enquanto a investigação técnica sobre os casos relatados continua.
📸 Instagram: @portalhojemaringa
💬 Canal do WhatsApp: Clique aqui
🎬 YouTube: @hojemaringa
🌍 Google News: Clique aqui