Publicidade

48ª Prova Rústica Tiradentes tem largada às 7h, com polêmicas

Prova será realizada nesta segunda-feira, 21 de abril - Veja interdições, informações e polêmicas

Redação Hoje Maringá
48ª Prova Rústica Tiradentes tem largada às 7h, com polêmicas Prova Rústica Tiradentes, uma prova de todos que merece mais atenção e cuidado nas suas próximas edições | Foto: Arquivo PMM

A 48ª Prova Rústica Tiradentes acontecerá nesta segunda-feira, dia 21 de abril, com largada às 7h, na Avenida São Paulo, na pista interna do Parque do Ingá. Publicamos aqui informações sobre a prova e alguma polêmicas que antecedem, como as inscrições pagas (que receberam muitas críticas), entrega de kits em feriado litúrgico, anúncio mais recente da Prefeitura de falhas na confecção das medalhas e muitas críticas em redes sociais sobre a qualidade das camisetas, sacolas e dos kits para a prova, em geral. 

Interdições

Nesta segunda-feira, a partir das 6h30, as seguintes vias estarão interditadas para a realização da Prova Rústica Tiradentes:

  • Av. São Paulo, entre a Av. XV de Novembro até a Av. Juscelino Kubitschek;
  • Av. Juscelino Kubitschek, entre a Av. São Paulo até a Av. Laguna;
  • Av. Laguna, entre a Praça Pioneiro Fiori Progiante até a Néo Alves Martins;
  • Av. Anchieta, entre a Av. Laguna até a Av. São Paulo;
  • Avenida XV de Novembro, entre a Praça Presidente Kennedy e a Avenida São Paulo
  • Praça Presidente Kennedy - fechada
  • Av. Parigot de Souza, entre a Praça Presidente Kennedy até a Av. Nóbrega;
  • Av. Nóbrega - toda extensão; 
  • Av. Euclides da Cunha, entre a Av. Nóbrega até a Av. Itororó;
  • Av. Itororó, entre a Av. Euclides da Cunha até a Av. Nóbrega.

Na Avenida São Paulo, pista sentido centro para o bairro, a previsão é que o fluxo de veículos seja liberado na segunda-feira, 21, às 20h. Na terça-feira, 22, às 6h, a previsão é de liberação da pista da Avenida São Paulo no entorno do Parque do Ingá. O tempo é necessário para desmontagem das estruturas. Nas demais vias em que não há estruturas, o fluxo será liberado após o final da corrida.

Pódio das crianças, sem medalhas

Prova para as crianças

A prova para crianças teve 340 participantes, em várias categorias. Ela foi realizada no Estádio Willie Davids, totalmente adaptada para o atletismo infantil.

Detalhes e a classificação estão no site da Prefeitura - clique aqui.

Inscrições pagas

O anúncio de cobrança das inscrições para a tradicional Prova Rústica Tiradentes recebeu muitas críticas. A Secretaria de Esportes argumentou que a cobrança era um pedido das associações de corredores. No entanto, a prova é um acontecimento popular em Maringá e atrai atletas profissionais e amadores da cidade, da região, de outros estados e até mesmo de outros países. 

O Portal Hoje Maringá fez uma enquete sobre as opiniões a respeito das inscrições pagas: As inscrições para a Prova Rústica Tiradentes devem ser pagas ou gratuitas?

Apenas 12%  responderam que deviam ser pagas. Os demais 88% que responderam opinaram por inscrições gratuitas. 

Mais polêmicas

A última surpresa antes da realização da prova, nesta segunda-feira, foi o anúncio de que as medalhas entregues por uma empresa não ficaram no padrão contratado e que por isso serão entregues apenas simbolicamente, sendo posteriormente substituídas (sem detalhes de prazo e como serão trocadas e a que custo, ou gratuitamente).

O anúncio foi feito no site e em vídeo nas redes sociais, em colab com associações de corrida e atletismo da cidade. Os comentários revelaram que além da baixa qualidade das medalhas, já anunciadas oficialmente pelo secretário de Esportes, Paulo Biazon, as camisetas, as sacolas e o kit também estão muito aquém da expectiva. De forma geral, os comentários afirmam que antes, quando a prova era gratuita, as camisetas e os kits eram muito melhores.

Publicamos abaixo a postagem no Instagram, com o secretário de Esportes e os comentários: 



Uma prova de todos

A Prova Rústica Tiradentes, desde 1974, foram organizadas pelo 4º Batalhão da Polícia Militar – BPM, que elegeu o dia 21 de abril como data da prova por ser Tiradentes o patrono da Polícia Militar.  

A cada edição, a prova foi aumentando sua importância e volume de participantes. A partir de 1990 a PM convidou a Prefeitura para uma parceria na realização da prova. Dessa maneira, a Prefeitura, por meio da Secretaria dos Esportes e Lazer, passou a organizar a Prova Rústica Tiradentes e o 4º BPM se responsabilizou pela coordenação da segurança na disputa.

Desde 1997, a competição passou a fazer parte do calendário da Confederação Brasileira de Atletismo e desde então os corredores podem marcar pontos para o ranking de corredores de ruas.

O primeiro vencedor da prova, em 1975, foi o professor Vicente Pimentel Dias, que venceu também a segunda edição da disputa, em 1976.

A história e longa e importante para a cidade. Todos os anos muitos maringaenses se preparam para participar da prova, ao lado de atletas profissionais e amadores que vêm correr. 

A prova já teve mais inscritos do que nesta edição 2025. Há um sentimento na cidade de que a Rústica Tiradentes pode e deve continuar gratuita e crescendo, para reunir, a cada ano, mais atletas profissionais e amadores e oferecer a eles acolhimento, qualidade e organização no padrão nacional e internacional conquistado por Maringá, nos seus quase 78 anos de existência. 

📲 Acompanhe o Portal Hoje Maringá nas redes sociais! 
📸 Instagram: @portalhojemaringa
💬 Canal do WhatsApp: Clique aqui
🎬 YouTube: @hojemaringa
🌍 Google News: Clique aqui 




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.