Publicidade

Trump diz que buscará aumentar as penas de morte nos EUA durante seu governo

g1.globo.com
Trump diz que buscará aumentar as penas de morte nos EUA durante seu governo Foto: Divulgação/Redes Sociais

instruir o Departamento de Justiça a buscar a pena de morte com maior rigor para condenados por crimes como estupro e assassinato durante seu mandato. A declaração ocorre um dia após o atual presidente, Joe Biden, reduzir a pena de morte para prisão perpétua em 37 dos 40 casos federais.

Contexto da decisão

Biden anunciou na segunda-feira (23) que comutou a pena de morte de 37 condenados pela Justiça federal para prisão perpétua, mantendo a execução apenas para três casos:

  • Dylann Roof: autor de assassinatos racistas em uma igreja na Carolina do Sul.
  • Dzhokhar Tsarnaev: responsável pelo atentado na Maratona de Boston.
  • Robert Bowers: autor do ataque antissemita em uma sinagoga de Pittsburgh.

Biden justificou as comutações como parte de sua política de moratória federal sobre a pena de morte, implementada em 2021. Ele criticou a possibilidade de uma administração futura retomar as execuções, em referência ao governo Trump.

A postura de Trump

Defensor declarado da pena capital, Trump enfatizou a necessidade de punições severas para "estupradores, assassinos e traficantes", reiterando sua proposta de endurecimento das leis, incluindo a pena de morte para traficantes de drogas, como já havia defendido em seu primeiro mandato.

Divisão na opinião pública

Apesar de a pena de morte ter perdido apoio ao longo dos anos nos EUA, pesquisas indicam que 53% da população ainda são favoráveis à medida.

A tensão entre as posturas opostas de Biden e Trump sobre o tema destaca uma questão central no debate político e criminal do país, refletindo as diferenças entre os partidos Democrata e Republicano sobre o sistema de justiça.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.