Paraná amplia vacinação contra sarampo para jovens
A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Paraná

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) anunciou nesta quinta-feira (28) a ampliação da vacinação contra o sarampo para pessoas de 20 a 29 anos, além de reforçar a busca ativa por crianças que ainda não receberam a segunda dose da vacina. A medida preventiva ocorre diante do aumento expressivo de casos na América do Sul e do risco de reintrodução da doença pelas fronteiras com Argentina e Paraguai, além da proximidade com a Bolívia, país que enfrenta atualmente um surto da doença.
Para alinhar estratégias, a Divisão de Imunização da Secretaria realizará nesta sexta-feira (29) uma reunião com representantes municipais de imunização, vigilância epidemiológica e atenção primária, reforçando orientações frente ao cenário regional.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, explicou que, mesmo com a maior cobertura vacinal do país, é necessário manter a vigilância constante. “Estamos abrindo a possibilidade de reforço vacinal para jovens adultos, que foram os mais afetados no último surto”, afirmou.
A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Paraná, com atenção especial a cidades de fronteira, como Foz do Iguaçu, e regiões estratégicas, como a área portuária do Litoral.
O Paraná não registra casos de sarampo desde 2020 e possui a maior cobertura vacinal de segunda dose da tríplice viral do país, com 79,80%, superando São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais. Para a primeira dose, o estado alcança 93,43%, estando entre os cinco melhores do Brasil.
Em novembro de 2024, o país recebeu novamente a certificação de Brasil livre de sarampo, após reintrodução da doença em 2018. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente há 24 casos registrados no país, todos importados.
O surto na América do Sul preocupa autoridades. Entre janeiro e junho de 2025, foram contabilizados 7.132 casos de sarampo nas Américas, com 13 mortes, número 29 vezes maior que no mesmo período de 2024. Na Bolívia, país vizinho do Paraná, já foram registrados mais de 270 casos, enquanto Argentina soma 34 e Paraguai, 21.
📲 Receba as notícias direto no seu celular:
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes) - Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias) - Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores) - Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui: Clique aqui