Hospital da Zona Norte de Londrina faz parceria com Sírio-Libanês
Hospital de Londrina adota programa Lean para agilizar atendimento e reduzir superlotação

O Hospital Anísio Figueiredo, conhecido como Hospital da Zona Norte (HZN), em Londrina, no Norte do Paraná, foi selecionado para participar do projeto Lean nas Emergências, iniciativa nacional que busca reduzir o tempo de espera e melhorar a satisfação dos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS). O programa integra o Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS) em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, referência em gestão hospitalar no Brasil.
“Participamos de uma entrevista com a equipe do Sírio-Libanês e apresentamos nossos dados, potencialidades e oportunidades. Agora recebemos a confirmação de que fomos aprovados”, comemora o diretor do HZN, Reilly Lopes.
Aplicado em mais de 120 hospitais brasileiros, o projeto já apresentou resultados expressivos, como a redução de 36% da superlotação e a diminuição de 40% no tempo de atendimento de pacientes sem necessidade de internação.
Segundo Lopes, a participação vai permitir a adoção de protocolos que melhorem processos de trabalho, reduzam filas e aumentem a eficiência da instituição. “O Lean foca na eliminação de desperdícios e na melhoria contínua dos processos, garantindo mais eficiência e qualidade no atendimento”, explica.
Embora o programa seja voltado para os serviços de urgência e emergência, o diretor acredita que os impactos devem se estender a outras áreas. “Podemos adaptar as práticas para praticamente todo o hospital”, afirma.
O HZN participará do fórum de abertura em setembro e, nos meses de outubro e novembro, iniciará o diagnóstico situacional de demanda e capacidade.
Importância regional
Com 37 anos de atuação, o Hospital da Zona Norte é um dos mais importantes da região e atende 21 municípios da 17ª Regional de Saúde, que somam cerca de 1 milhão de habitantes. Também é referência em ortopedia dentro da rede de urgência e emergência, recebendo pacientes de uma macrorregião estimada em 2 milhões de habitantes.
Atualmente, o HZN dispõe de 101 leitos ativos – 71 clínicos e 30 cirúrgicos – e um corpo clínico diversificado, com especialidades como anestesiologia, urologia, cirurgia vascular, ortopedia, cardiologia, clínica médica, infectologia e cirurgia geral.
📲 Receba as notícias direto no seu celular:
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes) - Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias) - Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores) - Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui: Clique aqui