Professor de Artes Cênicas da UEM conquista o Prêmio Jabuti Acadêmico
Vencedor do Prêmio Jabuti Acadêmico

O professor Lucas de Almeida Pinheiro, do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi o vencedor do Prêmio Jabuti Acadêmico na categoria Ciência e Cultura/Artes. Ele recebeu a premiação com o livro Teatro e Artistas com Deficiência Visual, publicado pela Editora da Unicamp. A cerimônia ocorreu no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
“É um reconhecimento para a área e, especialmente, para a pesquisa acadêmica em Teatro”, comemorou Pinheiro, que desenvolve, na UEM, um trabalho voltado ao fortalecimento da educação acessível e inclusiva, ética e socialmente comprometida com a diversidade humana.
A obra analisa processos criativos de 13 grupos teatrais, destacando o protagonismo de artistas cegos ou com baixa visão e como eles enriquecem a arte teatral com novas linguagens, abordagens e pedagogias. O livro traz ainda entrevistas com artistas brasileiros com deficiência visual e argumentos que enfrentam o capacitismo. A proposta dialoga com outro título do autor, Bob Wilson: Por Trás do Olhar de um Surdo e da Voz-Pensamento de um Autista (2021).
Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Pinheiro é mestre e doutor em Artes da Cena pela Unicamp, além de diretor, pesquisador e pedagogo teatral.
Sobre o prêmio – O Jabuti é o mais tradicional reconhecimento literário do Brasil. Em 2024, foi criada a versão acadêmica, com apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), voltada a produções técnicas, científicas e profissionais.
📲 Receba as notícias direto no seu celular:
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes) - Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias) - Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores) - Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui: Clique aqui