Publicidade

Juiz italiano mantém Carla Zambelli presa em Roma

Deputada licenciada está no presídio de Rebibbia, nos arredores de Roma

AEN
Juiz italiano mantém Carla Zambelli presa em Roma Carla Zambelli (PL-SP).| Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

O juiz responsável pela audiência de custódia em Roma decidiu manter presa a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), detida na última terça-feira (29) na capital italiana. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (1º) e mantém a parlamentar no presídio de Rebibbia, enquanto avança o processo de extradição solicitado pelo governo brasileiro.

Zambelli está foragida da Justiça brasileira desde maio, quando foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023. A sentença foi unânime e já transitou em julgado, ou seja, não cabe mais recurso.

A parlamentar deixou o Brasil após a condenação e passou por Argentina e Estados Unidos antes de se refugiar na Itália. Foi localizada por autoridades italianas em um apartamento em Roma e incluída na lista de procurados da Interpol. A prisão foi feita após monitoramento do local pela polícia.

A defesa afirma que Zambelli se entregou voluntariamente, versão contestada por registros da operação policial. De acordo com seu advogado, Fábio Pagnozzi, ela estava no apartamento "pintando e lavando o cabelo" quando foi abordada, não resistiu à prisão e levou consigo seus medicamentos ao ser conduzida à delegacia.

Processo de extradição

Com a prisão mantida, o processo de extradição solicitado pelo Brasil seguirá os trâmites da Justiça italiana. A análise deve passar por duas instâncias — a Corte de Apelação e a Corte de Cassação — e, se houver parecer favorável, a decisão final será do ministro da Justiça da Itália, com base em critérios políticos.

A estimativa de autoridades brasileiras é que o processo possa durar entre 18 meses e dois anos.








No Brasil, além da pena de prisão, o STF determinou a perda do mandato de Zambelli. A Câmara dos Deputados deve se manifestar oficialmente sobre o caso a partir de agosto, quando a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) retoma os trabalhos após o recesso parlamentar.

📲 Receba as notícias direto no seu celular:

💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes)
Clique aqui

💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias)
Clique aqui

📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores)
Clique aqui

📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui:
Clique aqui  




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.