Observatório do Turismo de Maringá retoma atividades e lança nova plataforma de dados
O setor turístico de Maringá ganha novo fôlego com a retomada do Observatório do Turismo, iniciativa voltada ao planejamento estratégico e análise de dados do segmento.

O setor turístico de Maringá ganha novo fôlego com a retomada do Observatório do Turismo, iniciativa voltada ao planejamento estratégico e análise de dados do segmento. O projeto, que foi um dos primeiros do gênero no Brasil, está sendo reestruturado por meio de uma parceria entre o Visite Maringá e o Codem (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá), por meio da Câmara Técnica de Turismo e Cultura.
Criado há mais de uma década, o Observatório foi concebido como uma tecnologia de coleta, análise e interpretação de dados sobre o turismo local. Agora, em sua nova fase, assume papel técnico dentro do Visite Maringá, com apoio do Codem, e se posiciona como ferramenta essencial para tomada de decisões públicas e privadas.
Segundo Miguel Fernando, diretor de Projetos Especiais do Visite Maringá e presidente da Câmara Técnica, o resgate do Observatório é estratégico:
“Nosso objetivo é retomar essa ferramenta essencial com foco em dados reais, que possam guiar decisões importantes para o setor. Sem dados, qualquer debate se torna efêmero e sem mérito técnico para continuar.”
Plataforma interativa e mais de 30 indicadores
Um dos diferenciais da nova estrutura está na criação de uma plataforma digital interativa, que será lançada nos próximos meses no site do Visite Maringá. Desenvolvida pelo economista e analista de dados Matheus Ziermann, responsável pela área de Business Intelligence (BI) do projeto, a ferramenta permitirá o acompanhamento em tempo real de mais de 30 indicadores, divididos em oito eixos temáticos.
Entre os eixos estão desempenho hoteleiro, geração de empregos, arrecadação tributária, perfil dos visitantes e calendário de eventos. De acordo com Ziermann, a proposta é democratizar o acesso a dados técnicos com clareza e atualizações periódicas:
“Queremos oferecer dados organizados, acessíveis e úteis para empresas, entidades e o poder público tomarem decisões com base em evidências.”
Impacto direto na economia local
O Observatório do Turismo também será crucial na avaliação de projetos e seus efeitos econômicos. Um exemplo citado por Miguel Fernando é o da Maringá Encantada, evento natalino da cidade que, segundo estudo conduzido pelo Observatório com apoio do Codem, ACIM e secretarias municipais, gera retorno de mais de R$ 4,50 para cada R$ 1 investido.
Com os dados em mãos, é possível criar estratégias para reduzir períodos de baixa movimentação turística. “Se sabemos que julho tem baixa taxa de ocupação hoteleira, podemos criar ações e eventos específicos para mudar isso, beneficiando toda a cadeia econômica da cidade”, reforça Miguel.
A retomada do Observatório reforça Maringá como referência em gestão turística baseada em evidências e mostra o compromisso do município em profissionalizar o setor, gerar impacto econômico e melhorar a experiência para visitantes e moradores.
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