5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente
5 de junho tem várias outras datas comemorativas - CONFIRA!

5 de maio é o 125º dia do ano no calendário gregoriano (126º em anos bissextos). Faltam 240 dias para acabar o ano.
Datas comemorativas:
- Dia Mundial do Meio Ambiente
Comemoração internacional que foi instituída pela 27ª sessão da Assembleia Geral da ONU, na Resolução Nº 2994 de 15 de dezembro de 1972.
- Dia Nacional da Reciclagem
- Dia Internacional da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona
Data comemorada anualmente em 5 de maio. Foi instituída em 2005, durante um encontro realizado em Luanda, Angola, que reuniu os ministros da Cultura de sete países de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
Leia também: Camões, 500 anos - Crônica de A. A. de Assis
- Dia Nacional do Líder Comunitário
- Dia Nacional das Comunicações
- Dia Nacional do Expedicionário
- Dia do Marechal Rondon
- Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante
- Dia Mundial da Higiene das Mãos
- Dia Internacional da Parteira
Nascimento:
- Karl Marx
Karl Marx (nascido em Tréveris, em 5 de maio de 1818 – falecido em Londres, em 14 de março de 1883) foi um influente filósofo, economista, historiador, sociólogo, teórico político, jornalista e revolucionário socialista alemão. Originário da então Prússia, Marx estudou direito e filosofia nas universidades de Bona e Berlim. Em 1843, casou-se com Jenny von Westphalen, crítica de teatro e ativista política.
Suas ideias políticas o levaram ao exílio, tornando-se apátrida. Estabeleceu-se em Londres com a esposa e os filhos, onde viveu por décadas. Lá, aprofundou suas reflexões e produziu grande parte de sua obra, em parceria com Friedrich Engels. Entre suas publicações mais conhecidas estão o Manifesto Comunista (1848) e os três volumes de O Capital (1867–1883), produzidos a partir de intensas pesquisas realizadas na Sala de Leitura do Museu Britânico.
O pensamento de Marx exerceu profundo impacto sobre a história intelectual, econômica e política mundial. Seu nome originou termos, correntes de pensamento e escolas teóricas, consolidando o que se convencionou chamar de marxismo.
As teorias críticas de Marx sobre sociedade, economia e política defendem que a história das sociedades humanas é marcada pela luta de classes. No sistema capitalista, essa disputa ocorre entre a burguesia, que detém os meios de produção, e o proletariado, que vende sua força de trabalho em troca de salário, sustentando a estrutura produtiva.
Acompanhe
📸 Instagram: @portalhojemaringa
💬 Grupo do WhatsApp: Clique aqui
🎬YouTube: @hojepodmaringa