Inteligência Artificial e pequenos negócios são foco do XXII Enampe
Encontro reuniu representantes de 16 estados

A cidade de Curitiba sediou, na última quinta-feira (23), o 22º Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa (Enampe). Com o tema “Inteligência Artificial nos Pequenos Negócios – Oportunidades e Desafios”, o evento reuniu representantes de entidades empresariais de 16 estados brasileiros, empresários, lideranças políticas e especialistas.
Organizado pela Conampe, Fampepar e Sebrae/PR, o encontro foi realizado no auditório do Victoria Villa Hotel e contou com uma ampla programação voltada à inovação, estratégias de mercado e políticas públicas para o fortalecimento dos pequenos negócios.
“O Enampe é um compromisso com o futuro. A Inteligência Artificial precisa ser compreendida e aplicada por micro e pequenas empresas para gerar velocidade, crescimento e competitividade”, afirmou Ercílio Santinoni, presidente da Conampe e Fampepar.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, José Roberto Ricken, ressaltou que a IA deve caminhar lado a lado com o planejamento e a análise técnica, tornando-se uma aliada para decisões mais assertivas. Já o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, destacou que ferramentas de IA já fazem parte da rotina de empreendedores, especialmente em áreas como vendas, atendimento e relacionamento com clientes.
José Roberto Ricken, presidente do CDE do Sebrae/PR e do Sistema Ocepar
Desafios digitais e políticas públicas
Durante a abertura, o secretário nacional da Microempresa, Mauricio Juvenal, apresentou os principais programas do governo federal para o setor. Ele chamou a atenção para o desafio do letramento digital, citando que menos de 5% dos pequenos negócios no país possuem presença on-line. “Esse abismo evidencia a urgência de ações integradas entre governo, instituições e a sociedade”, afirmou.
Juvenal também elogiou o Paraná como referência nacional em políticas públicas para micro e pequenas empresas, destacando o papel do estado na concessão de crédito e nas compras públicas.
Liderança, crédito e marca forte
O evento também contou com painéis sobre liderança empreendedora, acesso ao crédito e posicionamento de marca. A presidente da Câmara de Maringá, Majô Capdeboscq, dividiu sua experiência à frente de iniciativas de fomento ao empreendedorismo feminino.
Outros destaques foram a palestra da especialista Célia Linsingen sobre branding e a apresentação de Amberson Bezerra (Sebrae/PR) e Luciano Martins (Fomento Paraná) sobre crédito e educação financeira.
O encerramento ficou por conta do palestrante Emerson Tokarski, que trouxe uma mensagem motivacional sobre o futuro dos negócios no cenário pós-pandemia.
Participações e apoio institucional
Estiveram presentes autoridades como Alex Canziani (secretário de Inovação e IA do Paraná), representantes da Fomento Paraná, Fecomércio, Fiep, Fecoopar, Casa Civil, entre outros.
O XXII Enampe foi realizado pela Conampe, Fampepar e Sebrae/PR, com apoio e patrocínio de instituições como o Ministério do Empreendedorismo, BRDE, Sistema Faep, Fecomércio PR, Sistema Fiep, entre outros parceiros estratégicos.
Leia também:
- Ampec Maringá é entidade destaque do Capacitar 2025, no Paraná
- Já votou na nossa enquete sobre as UPAs de Maringá? Clique e vote!
Acompanhe:
📸 Instagram: @portalhojemaringa
💬 Canal do WhatsApp: Clique aqui
🎬 YouTube: @hojemaringa