Publicidade

Vacinação contra a gripe será aberta a toda a população neste sábado

Meta da Secretaria da Saúde é aplicar 300 mil doses durante o Dia D

AEN
Vacinação contra a gripe será aberta a toda a população neste sábado Dia D: imunização contra gripe.| Foto: Venilton Küchler

Neste sábado (10), o Paraná realiza o Dia D de Multivacinação, uma mobilização estadual para ampliar a cobertura vacinal e reforçar a imunidade da população. A principal novidade da campanha é a liberação da vacina contra a gripe (Influenza) para todas as pessoas com mais de seis meses de idade, independentemente de pertencerem aos grupos prioritários.

A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) e o Ministério da Saúde, acontece das 8h às 17h, com atendimento em 1.543 salas de vacinação espalhadas pelo estado. A meta é aplicar 300 mil doses ao longo do dia.

Além da vacina contra a gripe, também estarão disponíveis doses contra Covid-19, febre amarela, sarampo e outras vacinas de rotina. Ao todo, 11.825 profissionais da saúde estarão mobilizados para atualizar os cartões de vacinação de crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e puérperas.

Estarão disponíveis vacinas como Hepatite A e B, Pentavalente, Poliomielite (VIP), Pneumocócica, Meningocócica C e ACWY, Tríplice Viral (SCR), Varicela, Febre Amarela, Rotavírus, HPV, DTP e DTPa.

Vacinação contra Covid-19

A vacina contra a Covid-19 será aplicada em pessoas dos grupos prioritários, como trabalhadores da saúde, puérperas, imunodeprimidos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência ou comorbidades, moradores de rua e pessoas privadas de liberdade, entre outros. Crianças menores de 5 anos poderão receber a Pfizer baby, enquanto a Pfizer pediátrica será destinada a crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou que ainda não tenham sido imunizadas. Para o público acima de 12 anos dos grupos prioritários, será utilizado o imunizante Moderna.

Outras vacinas

A campanha também inclui a vacinação contra a dengue em cidades de 11 regionais de saúde, como Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Paranaguá, voltada a adolescentes. A vacina contra o HPV, indicada para meninos e meninas de 9 a 14 anos, será oferecida de forma excepcional também para jovens de 15 a 19 anos, com dose única.

Participação e apoio

O Dia D conta com o apoio de diversas entidades, entre elas a Secretaria de Estado da Educação (Seed), a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), conselhos profissionais, igrejas, escolas, cooperativas e entidades do Sistema S.
Convocamos a população do Paraná para mais um Dia D de vacinação, principalmente para a proteção contra a gripe. Com o suporte dos municípios e a participação ativa da população, vamos expandir nossa cobertura vacinal e intensificar a prevenção de doenças que podem ser evitadas”, destacou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Acompanhe também:

📸 Instagram: @portalhojemaringa
💬 Canal do WhatsApp: Clique aqui
🎬 YouTube: @hojemaringa







Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.