Itaipu e Itaipu Parquetec lançam formação em segurança alimentar para nutricionistas
“A comida saudável é mais do que um cuidado com a saúde, é uma ferramenta de transformação social".

Um webinar com a chef e mestra em Ciências Gastronômicas Bela Gil marcou, nesta terça-feira (26), a abertura da Formação em Segurança Alimentar e Nutricional, promovida pela Itaipu Binacional e pelo Itaipu Parquetec, com apoio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. A iniciativa terá início em setembro e vai reunir mais de 400 nutricionistas que atuam nas secretarias municipais de Educação do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul.
Durante o encontro, Bela Gil destacou que a alimentação saudável deve ser tratada como uma pauta de transformação social, econômica e ambiental. “A comida saudável é mais do que um cuidado com a saúde, é uma ferramenta de transformação social, política, econômica, ambiental e cultural. Comer é um ato político, mas só pode ser político se todos tiverem condições de escolher”, afirmou.
A chef também defendeu o resgate de hábitos alimentares mais naturais, com foco no preparo de refeições em casa. Para ela, a expressão “comida de verdade” pode dar lugar a “comida de panela”, um termo que remete à afetividade e ao preparo consciente dos alimentos. “A ‘comida de panela’ exige tempo, planejamento, compra e preparo, enquanto os ultraprocessados são práticos, mas trazem alto custo para a saúde e para o meio ambiente”, alertou.
Formação em Segurança Alimentar e Nutricional:
A formação tem como objetivo melhorar a qualidade da alimentação no ambiente escolar e faz parte das ações do Governo do Brasil em parceria com a Itaipu Binacional para promover saúde, bem-estar e sustentabilidade. O diretor-geral brasileiro da usina, Enio Verri, destacou a relevância da iniciativa. “Somos parceiros do Governo do Brasil na valorização do trabalho de cada profissional da alimentação escolar, que é essencial para o futuro de nossas crianças e jovens”, afirmou.
Mais de 390 nutricionistas já estão inscritos. Os encontros serão organizados em 12 turmas, abrangendo os 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental, criados em 2024 no âmbito do programa Itaipu Mais que Energia. A estrutura do curso prevê dois módulos, com discussões integradas sobre alimentação escolar, saúde, economia e sustentabilidade.
Agenda dos encontros:
O calendário da formação começa em setembro e se estende até novembro, contemplando todas as regiões do Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul. No dia 16 de setembro, os primeiros grupos se reúnem em Piraí do Sul (Centro e Campos Gerais). No dia seguinte, 17, é a vez do Norte Pioneiro, em São José da Boa Vista. A programação segue até 19 de novembro, com encontros em cidades como Matinhos, São José dos Pinhais, Fátima do Sul, Candói, Francisco Beltrão, Rolândia, Colorado, Alto Paraná, Umuarama e Cascavel.
Núcleos de Cooperação Socioambiental:
Os Núcleos, presentes em 399 municípios do Paraná e 35 do sul do Mato Grosso do Sul, funcionam como espaços de escuta ativa, formação e governança participativa. Eles foram concebidos para articular políticas públicas e mobilizar coletivamente instituições e comunidades em prol de um futuro mais sustentável.
De acordo com a Itaipu Binacional, a proposta é que a formação em segurança alimentar fortaleça a atuação dos nutricionistas na rede pública de ensino, contribuindo para práticas mais saudáveis e sustentáveis de alimentação escolar, com impacto direto na saúde e no desenvolvimento das crianças e adolescentes da região.
O webinar de abertura com Bela Gil está disponível no YouTube do Itaipu Parquetec: clique aqui para assistir.
📲 Receba as notícias direto no seu celular:
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes) - Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias) - Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores) - Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui: Clique aqui
.