Publicidade

Na época do Pelé não existia cartão vermelho e amarelo no futebol

Com seu estilo descontraído e apaixonado por futebol, o influenciador digital Jozão (@jozaofutebol), que soma mais de 679 mil seguidores no Instagram, trouxe à tona uma das histórias mais curiosas das regras do futebol moderno: a origem dos cartões amarel

Redaçåo Hoje Maringá
Na época do Pelé não existia cartão vermelho e amarelo no futebol Foto: Reproduçåo / Freepik

Com seu estilo descontraído e apaixonado por futebol, o influenciador digital Jozão (@jozaofutebol), que soma mais de 679 mil seguidores no Instagram, trouxe à tona uma das histórias mais curiosas das regras do futebol moderno: a origem dos cartões amarelo e vermelho. Em vídeo recente, ele relembra como uma confusão na Copa do Mundo de 1966, envolvendo um árbitro alemão e jogadores argentinos, deu início à criação de uma solução universal e visual para a disciplina em campo.

Tudo começou quando o árbitro Rudolf Kreitlein expulsou o jogador argentino Antonio Rattín durante uma partida. A ausência de um sinal claro — como os cartões, que ainda não existiam — gerou confusão entre os jogadores, o público e até mesmo a imprensa. Jack Charlton, da Inglaterra, por exemplo, só descobriu que havia sido advertido após o jogo, pela imprensa.

O episódio chamou a atenção de Ken Aston, chefe dos árbitros da FIFA à época, que buscava uma forma de tornar mais clara a comunicação durante os jogos. Inspirado por um semáforo de trânsito ao voltar para casa, Aston teve a ideia: o amarelo indicaria alerta e o vermelho, expulsão — simples, direto e compreensível em qualquer língua.

A proposta se consolidou e, em 1970, no México, os cartões foram usados oficialmente pela primeira vez em uma Copa do Mundo. Desde então, a exibição de cartões tornou-se um símbolo do esporte e ferramenta essencial da arbitragem, promovendo clareza, autoridade e imparcialidade, especialmente em competições internacionais com diversidade de idiomas.
A história, narrada com humor e leveza por Jozão, ajuda a popularizar e descomplicar o entendimento das regras do futebol. Ele reforça que os cartões são mais do que pedaços de plástico colorido — representam um marco na evolução da justiça dentro de campo e um lembrete de que, às vezes, a melhor solução está nas ideias mais simples.

📲 Receba as notícias direto no seu celular:

💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes)
Clique aqui

💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias)
Clique aqui

📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores)
Clique aqui

📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui:
Clique aqui 




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.