UEM e UEL lançam edital de R$ 2,7 milhões para pesquisa e inovação na saúde
Lançamento será em Maringá, no dia 18, sexta-feira, 14h, na ACIM

Projeto desenvolvido por duas das maiores universidades do Paraná - a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) - busca solucionar um grande desafio enfrentado na área da saúde, a falta de integração das informações dos serviços, a chamada interoperabilidade. A dificuldade para se obter dados preditivos se tornou evidente no período da pandemia. Foi quando pesquisadores das Universidades Estaduais de Maringá e Londrina se uniram para encontrar soluções, juntamente com as lideranças e profissionais que integram a Câmara Técnica de Saúde do CODEM. Foi assim que surgiu o NAPI - A serviço da Interoperabilidade que vai lançar agora o primeiro edital de pesquisas com apoio da Fundação Araucária.
Os Napis - Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação - representam uma estratégia fundamental no ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do Paraná. Eles surgem por meio de articulações entre universidades, empresas, Governo e a sociedade civil organizada, para promover a coprodução de conhecimento e inovação, sob a articulação da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. “É um sonho que se realiza”, afirma Elisabete Kobayashi, diretora da 15a. Regional de Saúde do Paraná e vice-presidente da Câmara Técnica de Saúde do CODEM.
Grupo de profissionais na elaboração do projeto
Por
que a interoperabilidade é importante?
A interoperabilidade é a conexão dos mais diversos sistemas de informações na saúde. Os pesquisadores envolvidos nesse projeto afirmam que com a integração dessas informações será possível obter dados mais fidedignos e mais completos sobre a saúde da população. Estes dados podem ser demográficos, epidemiológicos, dados genômicos e tantos outros. “É um avanço e facilitará o acesso e a pesquisa, e se facilitar a obtenção e análise de dados, vai facilitar os caminhos para as pesquisas e ciência de dados”, diz a doutora Elisabete.
A cerimônia de lançamento do projeto Napi Interoperabilidade a Serviço da Saúde será na próxima sexta-feira (18), às 14 horas, no auditório Miguel Kfouri, na ACIM - Associação Comercial e Empresarial de Maringá. Devem estar presentes, além dos reitores e pesquisadores da UEM e UEL, também o secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, e toda equipe que coordenou os trabalhos.
O projeto visa fortalecer uma rede colaborativa em saúde nas regiões metropolitanas de Maringá e Londrina, promovendo o desenvolvimento territorial voltado à tecnologia e à inovação no setor da saúde. Inicialmente o edital será aberto para os pesquisadores da UEL e UEM. Futuramente a parceria pode ser ampliada para outras instituições de pesquisa.
Serviço:
📆 DIA: 18/07/2025
⏰ HORÁRIO: 14h00
📍 LOCAL: Acim - Auditório Miguel Kfouri | Rua Vereador Basílio Sautchuk, 388
Grupo de profissionais dedicados ao projeto
📲 Receba as notícias direto no seu celular:
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes)
Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias)
Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores)
Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui:
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui