Itaipu recebe até o dia 18 de julho inscrições para edital de patrocínio a eventos esportivos

As inscrições para o edital de patrocínio a projetos esportivos da Itaipu Binacional encerram-se na próxima quinta-feira, dia 18 de julho. A iniciativa vai destinar até R$ 5 milhões para ações de promoção ao esporte nos 399 municípios do Paraná e 35 do Sul do Mato Grosso do Sul, área de atuação prioritária da empresa.
As entidades interessadas, sem fins lucrativos e sediadas nessas localidades, podem se inscrever por meio da página “Patrocínios” no site da Itaipu. Os valores variam conforme o alcance do projeto: até R$ 35 mil para propostas municipais e estaduais, e até R$ 75 mil para iniciativas de alcance nacional ou internacional.
O edital contempla eventos como campeonatos, torneios, maratonas, competições e atividades acompanhadas ou não de treinamentos esportivos. A avaliação dos projetos levará em conta critérios como o potencial de comunicação da ação, gratuidade, contrapartidas sociais e ações concretas ligadas à equidade de gênero, etnia, orientação sexual, faixa etária e inclusão de pessoas com deficiência.
Outro critério relevante será o potencial de replicação dos projetos. Os resultados da seleção serão divulgados até 29 de agosto. Os projetos aprovados poderão ser executados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2026, com prazo de até 12 meses para conclusão e até 60 dias para prestação de contas.
Mais recursos e regras mais claras
Em 2024, o edital de esportes da Itaipu recebeu 874 pedidos, dos quais 98 foram aprovados — um índice de 11%. A alta demanda levou ao aumento do investimento para R$ 5 milhões em 2025, frente aos R$ 3,5 milhões do ano anterior. Uma das mudanças no novo edital é que será patrocinado apenas um projeto por entidade proponente.
Além do esporte, a Itaipu também lançará editais para patrocinar feiras e ações culturais. O edital de feiras, com aporte de R$ 5 milhões, deve ser lançado no fim de julho. Já o edital de cultura, com R$ 4 milhões, está previsto para setembro.
Transparência e alinhamento estratégico
Segundo a Comunicação Social da Itaipu, responsável pelos critérios de seleção em parceria com outras áreas da empresa, o objetivo dos editais é garantir maior transparência, eficiência na gestão de recursos e alinhamento com os objetivos estratégicos da companhia.
A centralização dos pedidos em períodos específicos visa melhorar o controle da prestação de contas, reduzir problemas administrativos e facilitar a capacitação das entidades proponentes. A medida também reforça o compromisso da Itaipu com o desenvolvimento sustentável e o apoio às comunidades locais, que somam mais de 11 milhões de pessoas em sua área de atuação.
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