Publicidade

Paraná nomeia quase mil novos professores para reforçar a rede estadual

AEN
Paraná nomeia quase mil novos professores para reforçar a rede estadual Nomeação de mais 988 professores.| Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O Governo do Paraná nomeou nesta segunda-feira (7) mais 988 professores aprovados no concurso público de 2023. Os profissionais vão atuar nas escolas dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) a partir do segundo semestre letivo, reforçando o Quadro Próprio do Magistério (QPM).

A cerimônia de nomeação foi conduzida pelo governador em exercício, Darci Piana, e pelo secretário estadual da Educação, Roni Miranda. Com esse novo grupo, o número de docentes efetivos convocados desde 2019 ultrapassa 4,5 mil — após uma década sem concursos públicos para a carreira.

Piana destacou que as contratações refletem a valorização da categoria e o compromisso com a qualidade do ensino. “Passamos a marca de 4,5 mil professores e professoras nomeados. A estrutura, a dedicação dos profissionais e os investimentos fizeram do Paraná o estado com a melhor educação do Brasil”, afirmou.

Entre as ações de valorização citadas estão o reajuste salarial médio de 8,5% para professores, que será pago em folha excepcional no dia 11 de julho, e a ampliação da jornada para 2 mil docentes, que dobrarão de 20 para 40 horas semanais. Outros 2 mil professores também participarão do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), voltado à formação continuada.

Além disso, 250 professores da rede estadual vão embarcar para o Canadá neste semestre, por meio do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo Professor.

O secretário Roni Miranda destacou que a estabilidade do cargo e as oportunidades de qualificação representam ganhos para toda a comunidade escolar. “Não é só o professor que ganha com o concurso, mas os alunos também, ao contar com um profissional comprometido e com vínculo duradouro com a escola”, disse.

Entre os nomeados está o professor Tiago Wacheski, que vai lecionar química e matemática na região metropolitana de Curitiba. “É a realização de um sonho. Estou muito feliz e grato por tudo que vivi até aqui”, afirmou. Já o professor Reginaldo Martinatto, que atuava como temporário via PSS, celebrou a segurança profissional: “Agora é trabalhar bastante e aproveitar a estabilidade que tanto buscamos”.

A nova leva de contratações marca mais um passo na política de valorização da educação pública do Paraná, que em 2021 alcançou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre os estados brasileiros.

📲 Receba as notícias direto no seu celular:

💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes)
Clique aqui

💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias)
Clique aqui

📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores)
Clique aqui

📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui:
Clique aqui 




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.