Copel: nova ouvidora-geral quer aprimorar atendimento em todo o Estado
"Objetivo é qualificar o atendimento nas ouvidorias setoriais, agilizando as respostas ao cidadão "

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) do Paraná tem nova liderança à frente da Ouvidoria-Geral. A servidora efetiva Letícia Dohms assumiu a coordenação do setor com a meta de fortalecer a atuação das 77 ouvidorias setoriais, distribuídas em órgãos e entidades do Estado, e consolidar o serviço como ferramenta estratégica de gestão pública.
Com formação em Comunicação Institucional e certificação da Fiocruz como avaliadora externa de ouvidorias, Letícia iniciou sua trajetória na Secretaria de Estado da Saúde. Agora, à frente da Ouvidoria-Geral, ela quer impulsionar a escuta ativa, agilizar o atendimento ao cidadão e transformar as manifestações recebidas em subsídios para a melhoria das políticas públicas.
“O nosso foco é qualificar o atendimento nas ouvidorias setoriais, agilizando as respostas ao cidadão e gerando relatórios consistentes para que os gestores tomem decisões com base nas demandas reais da população”, afirmou a ouvidora-geral.
A CGE recebe, em média, 16 mil manifestações por mês. Em 2024, foram mais de 194 mil atendimentos. Do total, 36,2% foram solicitações de informação ou serviços; 32%, reclamações; 25,6%, denúncias; 4,2%, elogios; e sugestões e pedidos de acesso à informação representaram 1% cada. Os dados estão disponíveis no painel interativo CGEOuv+, no site da Controladoria.
A ouvidora também destacou a importância de orientar servidores e cidadãos para a correta formulação das manifestações, facilitando a adoção de providências por parte dos órgãos competentes. “Quando o relato é bem detalhado, aumenta a eficácia da resposta e a possibilidade de solução”, disse.
Além da Ouvidoria-Geral, o setor também passou a coordenar serviços como a Ouvidoria da Mulher Servidora, voltada ao atendimento acolhedor e privativo às servidoras públicas, e o SOS Racismo, que oferece orientação e acolhimento a denúncias de discriminação racial na esfera administrativa.
Como registrar uma manifestação:
- Site: www.cge.pr.gov.br
- Telefone: 0800-041-1113 (Opção 2)
- WhatsApp: (41) 3883-4014
- Atendimento presencial: Rua Mateus Leme, 2.018 - Centro Cívico, Curitiba-PR
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