Uso de drones, helicóptero, câmera térmica e rapel: como foi o resgate do corpo da menina que morreu após cair de cânion no RS
O resgate mobilizou diversas forças de segurança e durou cerca de 10 horas.

Uma menina de 11 anos, identificada como Bianca Zanella, morreu após cair de um penhasco no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, na tarde desta quinta-feira (10). O resgate mobilizou diversas forças de segurança e durou cerca de 10 horas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, Bianca foi localizada com o auxílio de um drone, a cerca de 70 metros abaixo do ponto de queda, por volta das 17h30. Devido às condições climáticas adversas, o uso de helicópteros foi descartado, e o resgate precisou ser feito com técnicas de rapel. O corpo da menina foi alcançado às 23h, já sem vida.
De acordo com relatos do secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, Bianca era turista de Curitiba (PR) e estava acompanhada dos pais no mirante do cânion, ponto mais alto da formação rochosa. Quando a família se deslocava para um banco, a menina teria saído correndo e acabou caindo do penhasco. O pai ainda tentou segurá-la, mas não conseguiu. O local não possui cercas de proteção.
Segundo os bombeiros, a região da queda não tem vegetação e está localizada na parte central do cânion.
Participaram da operação equipes do Corpo de Bombeiros de Canela, Gramado e do Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre, com apoio aéreo da Brigada Militar. Além do drone, também foram usadas câmeras térmicas e equipamentos de ascensão em corda para o resgate em área de difícil acesso. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML), e o caso agora é investigado pela Polícia Civil e pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP).
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), usou as redes sociais para lamentar a tragédia. “Os bombeiros desceram de rapel durante a noite em condições muito difíceis. Infelizmente, encontraram a Bianca sem vida. Toda a solidariedade à família", escreveu.
Em nota, a concessionária Urbia Cânions Verdes, responsável pela visitação no Parque Nacional da Serra Geral, lamentou o ocorrido e informou que o Cânion Fortaleza estará fechado nesta sexta-feira (11), em respeito à vítima e à família.
📲 Receba as notícias direto no seu celular:
💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes)
Clique aqui
💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias)
Clique aqui
📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores)
Clique aqui
📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui:
Clique aqui