Publicidade

Quadrilha aplica golpe milionário em mais de 35 mil estudantes interessados em participar do Enem

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (10) a operação "Só Oficial" para desarticular uma quadrilha que aplicou um golpe milionário em mais de 35 mil estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

g1
Quadrilha aplica golpe milionário em mais de 35 mil estudantes interessados em participar do Enem Golpe Enem 2025. |

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (10) a operação "Só Oficial" para desarticular uma quadrilha que aplicou um golpe milionário em mais de 35 mil estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os criminosos criaram sites falsos de inscrição e, com isso, desviaram cerca de R$ 3 milhões pagos pelas vítimas.

Segundo as investigações, os estelionatários montaram páginas com aparência idêntica à da Página do Participante, usada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e as divulgaram por meio de anúncios patrocinados nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

Como funcionava o golpe

Os sites falsos simulavam todo o processo oficial de inscrição. Os candidatos preenchiam dados pessoais, como CPF e informações escolares, e eram direcionados ao pagamento da taxa de R$ 85. No entanto, em vez de gerar um boleto ou chave Pix vinculados ao Inep, os golpistas direcionavam os pagamentos a contas controladas pela quadrilha.

A fraude só era descoberta quando os estudantes percebiam que seus nomes não constavam na lista de inscritos do Enem. Como os valores pagos não chegavam ao Inep, a inscrição oficial não era concluída, e os candidatos perdiam a oportunidade de participar do exame.

Investigações e suspeitos

A PF identificou, até agora, ao menos quatro sites usados pelos golpistas. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os envolvidos podem responder por estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa.

Alerta às famílias e candidatos

A operação recebeu o nome "Só Oficial" para reforçar que a inscrição no Enem só pode ser feita por meio do site oficial do Inep: enem.inep.gov.br/participante. A plataforma exige o login com a conta gov.br, e não há alternativas válidas de inscrição ou pagamento.
O Inep e o Ministério da Educação orientam estudantes e responsáveis a desconfiarem de links enviados por redes sociais ou aplicativos de mensagens e a sempre verificarem o endereço eletrônico antes de fornecer qualquer dado ou efetuar pagamentos.

📲 Receba as notícias direto no seu celular:

💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes)
Clique aqui

💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias)
Clique aqui

📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores)
Clique aqui

📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui:
Clique aqui 




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.