França antecipa proibição de fumo em espaços públicos frequentados por crianças
Entrou em vigor neste domingo (29), na França, uma nova lei antitabagismo que proíbe fumar em diversos espaços públicos, com foco na proteção de crianças e adolescentes.

Entrou em vigor neste domingo (29), na França, uma nova lei antitabagismo que proíbe fumar em diversos espaços públicos, com foco na proteção de crianças e adolescentes. A medida, que estava prevista para começar oficialmente em 1º de julho, foi antecipada pelo governo francês, com o objetivo de reduzir a exposição passiva à fumaça do cigarro em locais de convivência familiar e infantil.
A nova legislação proíbe o fumo em praias, parques, pontos de ônibus, bibliotecas, áreas escolares e instalações esportivas. O descumprimento pode resultar em uma multa mínima de 135 euros, o equivalente a aproximadamente R$ 865. A regra, no entanto, não se aplica a terraços de bares, cafeterias e restaurantes, e não restringe o uso de cigarros eletrônicos.
Em entrevista ao jornal Ouest-France, a ministra da Saúde e da Família, Catherine Vautrin, reforçou o propósito da nova norma:
“Onde há crianças, o tabaco deve desaparecer.”
A decisão faz parte de uma série de ações do governo francês para combater o tabagismo e promover ambientes mais saudáveis, especialmente para o público infantojuvenil. A França já havia proibido o fumo em locais fechados públicos desde 2008, e a nova lei amplia as restrições para áreas ao ar livre.
📲 Receba as notícias direto no seu celular:💬 Grupo do WhatsApp 1 (notícias mais relevantes)
Clique aqui💬 Grupo do WhatsApp Variedades (todas as notícias)
Clique aqui📢 Canal Hoje Maringá no WhatsApp (acesso a todas as notícias, inclusive anteriores)
Clique aqui📬 Nosso WhatsApp – (44) 99131-1900 - mande mensagens aqui:
Clique aqui