Vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população em Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, reforça o chamado para que toda a população acima de seis meses de idade receba a vacina contra a gripe, especialmente com a chegada do frio, período em que os vírus respiratórios circulam com mais intensidade.
O imunizante está disponível nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde. A adesão, no entanto, ainda é considerada baixa. Até agora, apenas 36,81% da população alvo foi vacinada. Entre os grupos prioritários (como crianças menores de 6 anos, gestantes e idosos), a cobertura é de apenas 35,79% — o que preocupa as autoridades sanitárias.
“No ano passado, os meses de maio a setembro registraram os maiores índices de internações por Influenza. Não queremos repetir esse cenário em 2025”, alerta o secretário municipal de Saúde, Antonio Carlos Nardi.
🛡️ Vacina é segura e evita complicações
A vacina demora cerca de 15 dias para gerar proteção e pode ser administrada com outros imunizantes. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, CPF e carteirinha de vacinação. A atualização da carteirinha pode ser feita no mesmo dia.
A coordenadora da Sala de Vacina, Edlene Góes, destaca que “a maioria dos óbitos do ano passado ocorreu em pessoas com comorbidades e que já haviam sido vacinadas há mais de seis meses. Por isso, o momento de se proteger é agora.”
🗣️ Estado também alerta para aumento de casos
O Governo do Paraná, seguindo diretriz do Ministério da Saúde, liberou a vacinação para toda a população com o objetivo de ampliar a cobertura e conter as formas graves da doença. “Estamos com uma maior incidência de Influenza A e vírus sincicial. Os vírus estão circulando e precisamos da colaboração da população”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.
✅ Dicas de prevenção:
Além da vacina, a Secretaria de Saúde recomenda seguir as seguintes medidas:
Mantenha os ambientes ventilados
Cubra o nariz e a boca ao tossir ou espirrar
Não compartilhe objetos de uso pessoal
Use lenços descartáveis
Evite contato com pessoas gripadas
Use máscara se estiver com sintomas
Evite aglomerações e locais fechados
Mantenha alimentação saudável e boa hidratação