Trabalhador morre após descarga elétrica em transformador de usina solar no norte do Paraná

Um homem de 26 anos morreu na tarde desta terça-feira (13) após ser atingido por uma descarga elétrica em um transformador de uma usina de placas solares, localizada na área rural de Colorado, no norte do Paraná. Outro funcionário que estava no local sofreu ferimentos leves.
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os dois trabalhadores atuavam na construção da usina no momento do acidente. A vítima que sobreviveu estava na parte subterrânea da estrutura, o que pode ter atenuado a gravidade dos ferimentos.
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) foi acionada para desligar a energia da usina e de propriedades vizinhas, possibilitando o resgate em segurança. Segundo a médica do Samu, Gabriela Vidotto, o procedimento foi essencial para garantir que o ambiente, composto por estruturas metálicas, não estivesse mais energizado.
— Como o ambiente era todo de metal, havia risco de ainda estar energizado. Precisávamos da garantia de que tudo estava desligado para entrar e resgatar o trabalhador que ainda estava vivo. Além disso, foi necessário acalmá-lo, pois ele estava visivelmente abalado ao ver o colega sem vida — relatou a médica.
A Defesa Civil de Colorado informou que o transformador envolvido no acidente pode atingir até 34 mil volts. No entanto, ainda não é possível precisar a intensidade da descarga elétrica que atingiu os trabalhadores.
A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) abriu um inquérito para investigar o caso, apurando se houve negligência ou imprudência por parte da empresa responsável pela obra.
Acompanhe também:
📸 Instagram: @portalhojemaringa
💬 Canal do WhatsApp: Clique aqui
🎬 YouTube: @hojemaringa
📸 Instagram: @portalhojemaringa
💬 Canal do WhatsApp: Clique aqui
🎬 YouTube: @hojemaringa