Haddad apresenta plano para atrair investimentos em data centers durante visita aos EUA e México

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, iniciou neste sábado (3) uma viagem oficial aos Estados Unidos e México, com foco na apresentação do novo plano brasileiro para atrair investimentos em data centers. O roteiro inclui encontros com representantes de big techs, empresários, economistas e autoridades internacionais.
A primeira etapa da viagem ocorre em Los Angeles, onde Haddad participa do Fórum Econômico do Instituto Milken até terça-feira (6). No evento, o ministro irá apresentar o panorama econômico do Brasil e destacar a agenda de globalização sustentável do país, que envolve propostas no G20, o Plano de Transformação Ecológica e o acordo Mercosul–União Europeia.
No domingo (4), Haddad participa de um jantar reservado com investidores internacionais. Na segunda-feira (5), ele cumpre uma série de compromissos com executivos de grandes empresas de tecnologia. Pela manhã, se reúne com Ruth Porat, diretora financeira do Google. À tarde, embarca para San José, onde visita a sede da Nvidia e encontra o CEO Jensen Huang.
Na terça-feira (6), o ministro participa de um café da manhã organizado pela Amcham Brasil com 40 executivos de empresas dos EUA e do Brasil. Depois, reúne-se com representantes da Amazon. O objetivo principal dessas reuniões é apresentar o marco regulatório do Plano Nacional de Data Centers, que será enviado ao Congresso nas próximas semanas. O plano prevê a desoneração de investimentos em bens de capital ligados à tecnologia da informação, com foco em centros de dados.
Segundo o Ministério da Fazenda, o governo pretende transformar o Brasil em um polo de infraestrutura sustentável para o setor, destacando a alta proporção de energia renovável na matriz energética do país.
“Contratamos 60% da nossa TI fora do país. Isso significa remessa de dólares e subinvestimento no Brasil. Com o lançamento dessa política, o investimento deve melhorar muito”, disse Haddad na última segunda-feira (28), em São Paulo.
Etapa no México
Haddad chega ao México na noite de terça-feira (6). Na quarta (7), terá compromissos com brasileiros que atuam no país e com o secretário da Fazenda e Crédito Público do México, Edgar Amador Zamorra. O objetivo é estreitar relações bilaterais e discutir os desafios da globalização sob uma nova perspectiva, conforme orientação dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Claudia Sheinbaum, em recente encontro da Celac.
O retorno do ministro a Brasília está previsto para a madrugada de quinta-feira (8).
Acompanhe também:
📸 Instagram: @portalhojemaringa
💬 Canal do WhatsApp: Clique aqui
🎬 YouTube: @hojemaringa